O objetivo desse artigo é refletir sobre os saberes necessários aos docentes em seu processo de formação acadêmica, especificamente inseridos(as) na faculdade de Sociologia, resgatando a ideia do(a) professor(a) mediador(a) e investigativo(a), ou seja, preocupado(a) com as contradições presentes na prática, a partir do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), projeto o qual visa desenvolver a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando a oportunidade da construção de identidade docente e do desenvolvimento da práxis educacional. Dito isso, o artigo dispõe-se a relatar a relevância da Residência Pedagógica na construção do processo de transposição didática entre o Ensino Superior - muitas vezes precário na formação prática do aluno ou da aluna e abundante de teorias - e a Educação Básica - espaço onde muitos docentes recém-formados apresentam dificuldades pela desproporcionalidade entre prática e teoria presente na universidade. A partir disso, o artigo se propõe relatar de que maneira outras ferramentas, como o livro didático e a discussão do currículo são extremamente importantes para a consolidação do profissional crítico-reflexivo nas escolas. A metodologia foi utilizada graças a estudos bibliográficos, com foco no conceito de transposição didática e do saberes docentes desenvolvidos, principalmente, por Yves Chevallard e Maurice Tardif, além da participação ativa na Residência Pedagógica, reforçando a práxis e o ensino inclusivo.