Este trabalho tem como objetivo examinar o conteúdo e as formas indicadas pelo Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para a garantia da identidade institucional compartilhada por suas unidades autônomas, por meio de Diretrizes Indutoras Curriculares Nacionais. As recomendações ocorreram diante das inovações neoliberais da Reforma do Ensino Médio e, de forma antecipada, à publicação da Resolução n.º 01/2021 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que alterou as diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As indicações mencionadas acima transformaram-se e expandiram-se nas diretrizes institucionais para os cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFPR. A pesquisa documental investiga nessas diretrizes as resistências propostas para a garantia da formação humana integral, da politecnia e do ensino de sociologia na educação básica. A revisão bibliográfica correspondente procura os caminhos iniciais para a elaboração de um produto educacional interessado em propostas para o ensino de sociologia a partir da articulação científica e mediação didática das dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, de modo que a presença da disciplina de sociologia nos currículos de cursos técnicos integrados ao ensino médio se destaque como tempo privilegiado que concorre para o alcance dos objetivos institucionais e formativos da Rede Federal de EPT, que deliberadamente se distanciam do Novo Ensino Médio e da BNCC.