Resumo Este trabalho, tem como o intuito apresentar uma discussão problematizadora sobre os impasses advindos das mudanças do “Novo Ensino Médio”, correlacionado as vivências dos discentes na realidade em que o ensino de Sociologia se encontra na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Reitor Edvaldo do Ó, proporcionado pelo Programa da Residência Pedagógica em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nosso objetivo é compreender como na prática, essas mudanças têm sido abordadas e seus desdobramentos operacionais nas turmas da nossa escola. Para realização da nossa pesquisa, realizamos pesquisas bibliográficas e utilizamos a observação participante, já que nossa vivência docente na escola nos permite estarmos imersos nesse processo, bem como pelo fato de que o Programa de Residência Pedagógica oportuniza essas vivências. Dada a relevância das implicações para a vida pessoal, profissional e social dos alunos do Ensino Médio torna-se imprescindível que haja um debate envolvendo todos que fazem a escola para conhecerem esse processo de implementação do “Novo Ensino Médio”, afinal essa realidade já está sendo vivida por nós. Portanto, a problemática em questão diz respeito a que maneira o novo ensino médio desincentiva o aluno? Como ele segrega, a partir das realidades existentes? De que forma o ensino de Sociologia fica à mercê desse sistema excludente pata o professor/aluno? Qual papel da escola para o exercício da cidadania? De que cidadania estamos falando?