OS INTELECTUAIS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA: ENTRE O VÍSIVEL E INVISIVEL Ludmilla Almeida Licenciada em Ciências Sociais (UFRJ) Especialista em Ensino de Sociologia (UFRJ) Luane Bento dos Santos Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais(UERJ) Docente de Sociologia na Educação Básica (SEEDUC-RJ) Docente de Didática e Prática de Ensino de Ciências Sociais(UFRJ) O presente trabalho se insere nos debates sobre a invisibilidade dos intelectuais negros nos livros didáticos de sociologia. Para tal intento, a pesquisa é apoiada no levantamento bibliográfico e na revisão de literatura. Analisamos duas obras didáticas distribuídas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD): Sociologia em Movimento de 2016 e Sociologia para Jovens do Século XXI de 2016. O trabalho utiliza autores (ALATAS, 2010; CONNEL, 2012) que fazem críticas ao problema do eurocentrismo no campo das Ciências Sociais contemporâneas. Reflete sobre o processo de “marginalização”em relação a obra dos intelectuais negros e negras nos livros didáticos. Nota-se que as obras desses intelectuais quando compõem as obras didáticas estão localizadas como “leitura complementar” ou então nas sessões de “leia mais sobre”. As teorias produzidas pela intelectualidade negra praticamente não são apresentadas, pensadas e colocadas para o debate. Deixa-se de mencionar as produções intelectuais de autoras como Lélia Gonzalez, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento dentre outros. Importante dizer que este trabalho resulta das reflexões realizadas para pesquisa de conclusão de curso de Especialização em Ensino de Sociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização realizado sobre a égide da pandemia de coronavírus e durante o mandato presidencial de Jair Bolsonaro (2018-2022). Nesse sentido a proposta do trabalho é uma reflexão da visibilidade de intelectuais que abriram caminhos do pensamento social brasileiro e sua apresentação no material didático de maior acesso na rede pública de ensino, os livros fizeram parte do programa PNLD 2018-2020. Sendo a obra Sociologia em Movimento adotada no Colégio Pedro II desde o ano de 2016, por ser sua primeira versão, trabalho da rede de professores de sociologia do colégio. Palavras-Chaves: Ensino de Sociologia; Livros Didáticos; Intelectuais Negros e Negras; Eurocentrismo Referencia Bibliografica: ALATAS, Syed Farid. “A definição e os tipos de discursos alternativos”. Estudos históricos, vol.23, n.46: 225-245, 2010. OLIVEIRA, Luiz Fernandes & COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para Jovens do Século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. SILVA, Afrânio et al. Sociologia em Movimento. São Paulo: Moderna, 2016.