Este estudo vinculado a Genética Textual, a partir uma abordagem linguístico-enunciativa, toma como base os textos-dialogais e analisa os comentários desdobrados sobre a vírgula durante o processo de produção textual de uma díade de alunos brasileiros recém-alfabetizados. Foram analisados 3 manuscritos escolares e seus respectivos processos de escritura capturados pelo Sistema Ramos (LAME/UFAL) preservando o ambiente ecológico de sala de aula. Os resultados evidenciam que a vírgula foi a marca de pontuação mais usada pelas duplas, porém, o mapeamento das vírgulas seguidas de comentários desdobrados acontecem apenas em três de um total de dez processos dos quais participaram.. Os resultados mostram que dois dos comentários desdobrados reforçam a concorrência da vírgula com o ponto, noutro se estabelece uma relação entre a vírgula e a conjunção aditiva “e”, ou seja, ideia sintática e por fim a vírgula sendo convertida em marca de pausa ou respiração reforçando a influência da instrução escolar. Todos esses movimentos reflexivos são indícios de atividades metalinguísticas.