Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do uso de jogos digitais nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3° ano de uma escola pública municipal da capital Teresina-Piauí através do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O uso dos jogos digitais se deu a partir das interações realizadas via grupo do WhatsApp com crianças na etapa de consolidação do processo de alfabetização. Sobre o registro da experiência, ele ocorreu mediante procedimentos de descrição, compreensão e interpretação da bibliografia selecionada para fundamentação do observado, do vivido e, sobretudo, da intervenção pedagógica na turma supracitada, levando em consideração principalmente, o contexto de sala de aula virtual, a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem dos alfabetizandos, suas percepções enquanto protagonistas do processo de alfabetização e letramento. Os resultados apontam para a importância da utilização dos jogos digitais por serem recursos lúdicos que despertam a curiosidade das crianças, proporcionando diversão, socialização de ideias, ao mesmo tempo em que oferecem uma progressividade na tomada de decisões promovendo a articulação do pensamento, instigando a imaginação, percepção, superação de desafios, tendo em vista sua finalidade educativa.