Esse texto socializa um Projeto de formação para identificação e acompanhamento de estudantes com Altas habilidades de Angola, sob consultoria das autoras-pesquisadoras desse estudo. A ação envolveu 15 técnicos da educação especial e professores de AEE, sendo umas das atividades do Programa de Identificação e Desenvolvimento de Crianças e Alunos com Altas Capacidades/Superdotados em Angola, pioneiramente. A assessoria, curso e a elaboração de materiais se apresentam como um instrumento que visa projetar ações prioritárias que serão desenvolvidas nos próximos seis anos (2021-2027). O Referencial teórico inclui autores exponenciais na área como Virgolim (2018), Renzulli (2014), Perez (2004). Devido à falta de informação e de identificação, famílias e escolas de Angola, o INEE/Ministério de Educação de Angola reconhece a necessidade de organização de ações direcionadas às especificidades desses estudantes, também público do AEE. Alunos de alto nível, público da educação especial, precisam de políticas públicas que apoiem e garantam sua real inclusão no ensino regular. É nesta perspectiva que a UNESCO e o INEE deram prioridades para iniciar um Programa de referência, que está amparado por preceitos constitucionais, bem como pela “Política Nacional de Educação Especial para a Inclusão Orientada” e pela “Lei Básica do Sistema de Ensino e Ensino” nº 32/20 de 12 de agosto. As atividades dos projetos da primeira atividade do programa, a formação, realizou-se com apoio de especialistas da Universidade Federal do Ceará/Grupo Pró-Inclusão, República do Brasil. O Curso, realizado de Setembro de 2021 e término em Fevereiro de 2022, envolveu: Videoconferências no canal YouTube do INEE (https://www.youtube.com/watch?v=njSU2YqM9jE), curso na Plataforma Moodle, aulas síncronas pelo Meet, leituras de textos e apropriação de uma série de escalas de avaliação de estudantes e elaboração de uma Cartilha a ser lançada e distribuída em suas 18 províncias, em 2023.