O trabalho tem como objetivo compartilhar experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID sobre Alfabetização e letramento em tempos de pandemia. Nesse sentido, a partir da articulação teórico-prática, o Programa contribui para a aproximação do exercício da docência, sendo relevante na formação de professores. A versão 2020/2021 do PIBID/ UFPI /Pedagogia/Teresina/Picos foi desenvolvida em meio aos prejuízos causados pela COVID-19, em que a alternativa viável se constituiu no Ensino Remoto Emergencial-ERE. Nessa panorâmica, novas aprendizagens foram necessárias para trabalhar de forma significativa no auxílio a alunos e professores no processo de alfabetização e letramento. Nessa perspectiva, as ações formativas para docentes e discentes foram desenvolvidas via plataforma Google Meet, realizadas semanalmente, atividades de monitoria junto a alunos de escolas públicas conveniadas e escuta às narrativas dos participantes pibidianos sobre a experiência em curso. A fundamentação teórica baseou-se em autores que tratam de alfabetização e letramento no Brasil e formação de professores como Soares (2004), Ferreiro; Teberosky (1999), Nóvoa (2019) dentre outros. Nessa trajetória podemos afirmar que foram muitos os impasses e as estratégias para garantir a qualidade do ensino aos alunos. Os resultados dessa formação docente inicial e continuada indicaram o senso de coletividade como mola propulsora para o desenvolvimento das potencialidades em momentos de tensão, angústia e situações adversas, que nos motivou a um trabalho de apoio resultando em constantes movimentos de enfrentamentos e superações.