O presente artigo consiste na apresentação de uma experiência de leitura literária que privilegiou o letramento racial crítico numa turma de alunos e alunas da Educação de jovens e adultos de uma escola da rede estadual de ensino do município de Buenos Aires - PE. Considerando a ausência de obras escritas por autoras negras na referida instituição de ensino, a pesquisa-ação aqui relatada, a partir dos pressupostos principais de Cosson (2019) e Ferreira (2019), objetivou analisar e compreender de que maneira o Letramento Racial Crítico em literatura feminina pode, a partir da inserção da literatura de cordel, ressignificar as práticas de leitura literária no Ensino Médio da Educação de jovens e adultos, para promoção de uma educação racial, ancestral e feminista. A partir da experiência ralatada, observou-se que a literatura de mulheres negras é de extrema importância no processo formativo dos sujeitos, e suprimi-la na sala de aula constitui um ato de privação do direito à literatura, negando aos educandos a oportunidade conhecer e de instruir-se cultural e intelectualmente. Somado a isso, observou-se que o contato com tais obras literárias possibilitou a articulação do Letramento Racial crítico, e a leitura crítica dos textos forneceu subsídios a formação de leitores/as de literatura na Educação de Jovens e Adultos.