Não é de hoje que a presença da literatura no ensino básico vem se tornando cada vez mais escassa. Muitos estudiosos da área há muito vêm debatendo sobre a problemática, a exemplo de Cândido (1988), Todorov (2009), Pinheiro (2018), Cosson (2010) e tantos outros, e como resolvê-la? Vários são os caminhos que profissionais da educação têm traçados na tentativa de resgatar a atenção do alunado para a literatura. Alguns desses caminhos estão apontados neste trabalho, a exemplo de se trabalhar com obras literárias que abordem temáticas atuais, vigentes, para despertar o interesse dos alunos. Dessa maneira acreditamos, assim como a nossa base teórica, que seja possível tornar o ensino de literatura mais próximo da realidade do sujeito, favorecendo, pois, uma boa recepção, ao menos, no letramento literário. A finalidade deste artigo é refletir tanto subjetivamente sobre a literatura quanto apresentar abordagens teóricas que possam ser postas em prática na sala de aula. Dessa forma, o trabalho preocupa-se em pontuar questões como práticas pedagógicas, ensino de literatura, sequência didática etc, cujo objetivo é de incentivar a leitura literária em sala de aula através do letramento literário, bem como trazer aos centros das discussões temáticas da atualidade, como é o caso da homossexualidade. Para tanto, nos valemos dos estudos de Cosson (2009), Machado (2021), Souza (2022) entre outros.