O brincar é uma atividade comum na vida da criança e, por vezes, acaba sendo desconsiderado em seu processo de formação. Em vista disso, a presente pesquisa, por meio de um estudo bibliográfico, buscou analisar qual a importância do lúdico no processo de desenvolvimento da leitura e escrita. Para tanto, as nossas considerações pautam-se nos estudos de Luckesi (2013), no tocante à conceituação dos termos lúdico e ludicidade e em Bacelar (2009), acerca das suas observações sobre a ludicidade como uma experiência interna dos sujeitos. Concernente ao processo de desenvolvimento da criança e alfabetização, respaldando-nos em Ferreiro (2011), bem como em Rodrigues (2013) e Soares (2010) em relação a utilização do lúdico na aquisição da leitura e escrita. Como resultado de nossas análises, percebe-se que no processo de aquisição da leitura e escrita, a presença de atividades que envolvam o lúdico é de suma importância, pois além da contribuição para a formação do educando, reconhecemos que por meio do lúdico a criança consegue interagir melhor com o mundo e com os demais colegas, moldando sua personalidade, adaptando-se ao meio social e desenvolvendo-se de forma global, sendo, desse modo, um fator essencial para uma educação ampla, completa e de qualidade para o aluno. Entretanto, neste processo o professor desempenha um papel significativo, não apenas na elaboração da atividade lúdica que será mediada, mas também na observação da receptividade da criança em viver a experiência da ludicidade atrelada à ampliação do conhecimento.