Esta pesquisa tem por objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelo professor da Educação de Jovens e Adultos – EJA - no processo de ensino e aprendizagem, no contexto presencial e online, durante a pandemia da COVID 19. Para isso, trabalhamos com a pesquisa do tipo qualitativa de cunho exploratório e como método para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista semiestruturada, através de um roteiro baseado em perguntas que forma elaboradas previamente. Por meio dos dados coletados, foi possível analisar os desafios que cada professor entrevistado enfrentou em seu processo de ensino e aprendizagem, seja no ensino remoto ou presencial. Percebemos a desigualdade presente no sistema de ensino EJA, essa problemática refere-se às lutas que os sujeitos ali inseridos enfrentam em sua realidade sejam eles alunos ou professores, na comunidade em que estão inseridos. Com esse estudo, ressaltamos que, mesmo depois de tantos anos, a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos ainda precisa de atenção por partes dos governantes deste país. Concluímos que a educação de jovens e adultos, em meio a pandemia, teve um declínio na participação de alunos nas aulas remotas, levando os professores a buscarem ferramentas que incluem e motivam os alunos na participação das atividades propostas pela escola.