Partindo dos resultados das avaliações externas aplicadas pelo Inep (2016,2017) em turmas de 3º e 5º anos do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa, verifica-se que os alunos apresentam dificuldades ao responder os itens mais básicos dos testes, o que nos permite inferir que os mesmos podem não estar completamente alfabetizados. Desse modo, esta pesquisa buscou investigar, por meio da aplicação de atividade diagnóstica, as dificuldades apresentadas por alunos matriculados no 4º ano ensino fundamental em leitura e escrita de palavras e textos e analisá-las pedagogicamente. Para tanto, a metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa de campo e qualitativa, conforme orienta Gil (2011). De acordo com os resultados encontrados e, com base na pesquisa de Monteiro e Soares (2014), entre os oito alunos pesquisados, os estudantes apresentam dificuldades de escrita do nome próprio (6 alunos), assim como na escrita de palavras e frases (8 alunos). Em leitura, os estudantes demonstraram dificuldades de ler palavras (7 alunos), principalmente no padrão não canônico, e frases (7 alunos). Os resultados da análise pedagógica comprovam a existência de alunos não alfabetizados matriculados no 4º ano do ensino fundamental, pois apresentaram erros muito aquém do esperado para a série em que estão inseridas. Concluímos que há necessidade de desenvolvimento de um acompanhamento pedagógico compatível com as dificuldades dos discentes para a superação e prevenção do analfabetismo escolar.