O presente estudo é um recorte de um trababalho de monografia do curso de Pedagogia da Universidade Estadua do Ceará – UECE. Sabe-se que a contação de histórias dentro das instituições de Educação Infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo: analisar qual a relação entre contação de histórias e processo de letramento a partir da prática docente das professoras da Educação Infantil. Para isso, estruturou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e pautada nos seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos da pesquisa de campo, utilizamos um questionário e uma entrevista semi- estruturada destinadas à três professoras que atuam em um Centro de Educação Infantil do município de Fortaleza, especificamente em turmas de pré- escola. Alguns autores ajudaram a problematizar a temática em questão, como: Abramovich (1997), Barbosa ( 2009) e Soares (2002). Concluímos que torna-se necessário um diálogo construtivo entre professores inseridos da Educação Infantil e seres iniciais do Ensino Fundamental. Observou-se também uma valorização da contação de histórias no cotidiano das crianças, na qual dimensões como a ludicidade, as brincadeiras também ganham destaque nesse processo. Mas, no que se refere ao processo de letramento, percebe-se que as práticas descritas estão relacionadas diretamente ao processo de alfabetização, apresentando fragilidade na compreensão do letamento na EI. Assim, nota-se que a possível relação entre contação de histórias e letramento no ambiente da Educação Infantil ainda precisa de uma maior amadurecimento por parte de seus profissionais.