Este artigo vai transcorrer a trajetória de uma pesquisa-ação que foi desenvolvida e elaborada a fim de auxiliar no processo de alfabetização ministrada nas séries iniciais com o uso de metodologias de jogos educativos, desenhos e textos espontâneos voltados para a alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho foi desenvolvido por meio de observações, registros, uso do Wordwall e intervenções pedagógicas. O local do trabalho foi na sala de aula do Ensino Fundamental da escola Municipal Haydéa Vianna Fiúza de Castro, (10ª CRE) no período de um ano letivo. A escola é situada na zona Oeste do município do Rio de Janeiro (Vila Paciência). Os resultados alcançados foram fundamentais no desenvolvimento social, e cognitivo do aluno incluído, este conseguiu atingir a alfabetização com produções de frases e desenhos. O trabalho visa trazer um conjunto de bibliografias relacionadas aos jogos digitais totalmente voltados para o processo de alfabetização lúdica através de planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática baseada em rimas que foram retiradas de um dos poemas do compositor Vinicius de Moraes e finalizada com um resultado em forma de produto que foi desenvolvido com as ferramentas do Wordwall.