ste trabalho, de abordagem qualiquantitativa e de caráter bibliográfico-documental, põe em evidência os diversos preconceitos de gênero naturalizados nas letras das composições de Luiz Gonzaga. Por isso, objetivou-se analisar as possíveis relações de gênero existentes na poética “gonzagueana”, baseando-se, nesse sentido, nos trabalhos de Chauí (1986), Butler (2015), Beauvoir (1967), Bosi (1992), entre outros teóricos. Além disso, buscou-se considerar nas análises as relações em consonância com a influência das percepções de gênero dentro das diversas práticas de letramento. Diante disso, os dados analisados, obtidos por meio das canções escolhidas, apontam para os preconceitos de gênero e de sexualidade muitas vezes reverberados de formas sutis e, em algumas composições, até abruptas e violentas, permitindo inferir como as relações de gênero, a partir do viés artístico de Luiz Gonzaga, também refletem nas próprias relações entre meninos e meninas em idade escolar ou, ainda, já inseridos em ambientes de socialização. Logo, conclui-se que o cancioneiro popular “gonzagueano” permitiu atestar que as questões de gênero são intrínsecas às relações sociais e culturais do sujeito responsável por evidenciar esse discurso, sendo, desse modo, difundido na arte e nos demais meios de comunicação, capazes de ecoar as práticas de letramento. Com isso, espera-se que esta pesquisa possa ampliar não só as discussões acerca do gênero e da sexualidade no cancioneiro popular gonzagueano, mas também em toda produção musical brasileira que, porventura, seja associada à problemática em questão.