Ao olharmos para o ensino de literatura no Brasil, percebemos que conhecemos muito mais escritores que escritoras. Atualmente, vislumbramos mais espaço para ler, pesquisar e trabalhar com obras de autoria feminina. Mesmo assim, ainda há pouca abertura para as literaturas “ditas marginais” e/ou escritas por mulheres (BAGNO, 2012); em especial, para aquelas que abordam temáticas tais como exílio, imigrações e outros que caminham nesse sentido. Sendo assim, nesta comunicação, temos como principal objetivo analisar a temática exílio no conto Documenti Prego da escritora egípcio-italiana Ingy Mubiayi, destacando as suas contribuições para a formação leitora de estudantes de Letras. Para a análise do conto, nos fundamentamos em estudos sobre literatura de autoria feminina (ZOLIN, 2009; LUGONES, 2020) e sobre identidade e cultura, diáspora e exílio (HALL, 2003; SAID, 2003). Como primeiros resultados, observamos que o trabalho com esse conto, sobretudo, enfocando essa temática, visibiliza a literatura africana de autoria feminina, trazendo contribuições linguísticas, culturais e humanas para estudantes de Letras, enquanto futuros professores.