A SOCIOLINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E ANÁLISES
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91708 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 1233 "titulo" => "A SOCIOLINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E ANÁLISES" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados preliminares de um projeto de pesquisa realizado no âmbito do Curso de Letras – Português e Inglês da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. O projeto de pesquisa em questão consiste na análise da Sociolinguística em conteúdos de Língua Portuguesa da Educação Básica. O estudo, de cunho bibliográfico, visa investigar de que forma os documentos oficiais abordam a Sociolinguística no que tange ao ensino de língua e/ou gramática. A partir dessa investigação, também buscamos promover, posteriormente, reflexões e possibilidades de inserção da Sociolinguística dentro da sala de aula. Trazer a Sociolinguística para dentro da sala de aula consiste em considerar a língua a partir do seu contexto social, levando em consideração, principalmente, que a língua é heterogênea e dotada de variação. Autores como Bortoni-Ricardo (2004; 2005) e Bagno (2002) trazem para suas pesquisas a relação da teoria sociolinguística aliada à sala de aula, denominada de “Sociolinguística Educacional”. O ponto positivo desse elo entre teoria e prática (sala de aula), é que os alunos podem refletir sobre o uso real da língua, que está em constante transformação. Com a pesquisa, espera-se que a teoria possa ser uma aliada aos conteúdos de Língua Portuguesa da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1233_TB246_03112022102015.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE SCHNEIDERS" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "schneidersmichele@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91708 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 1233 "titulo" => "A SOCIOLINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E ANÁLISES" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados preliminares de um projeto de pesquisa realizado no âmbito do Curso de Letras – Português e Inglês da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. O projeto de pesquisa em questão consiste na análise da Sociolinguística em conteúdos de Língua Portuguesa da Educação Básica. O estudo, de cunho bibliográfico, visa investigar de que forma os documentos oficiais abordam a Sociolinguística no que tange ao ensino de língua e/ou gramática. A partir dessa investigação, também buscamos promover, posteriormente, reflexões e possibilidades de inserção da Sociolinguística dentro da sala de aula. Trazer a Sociolinguística para dentro da sala de aula consiste em considerar a língua a partir do seu contexto social, levando em consideração, principalmente, que a língua é heterogênea e dotada de variação. Autores como Bortoni-Ricardo (2004; 2005) e Bagno (2002) trazem para suas pesquisas a relação da teoria sociolinguística aliada à sala de aula, denominada de “Sociolinguística Educacional”. O ponto positivo desse elo entre teoria e prática (sala de aula), é que os alunos podem refletir sobre o uso real da língua, que está em constante transformação. Com a pesquisa, espera-se que a teoria possa ser uma aliada aos conteúdos de Língua Portuguesa da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1233_TB246_03112022102015.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE SCHNEIDERS" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "schneidersmichele@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }