A Pedagogia dos Multiletramentos (PML) surgiu em 1996 após um manifesto intitulado A pedagogy of multiliteracies: designing social futures, lançado por um grupo de pesquisadores em um colóquio em Nova Londres, Estados Unidos. Nesse documento, estudiosos como Norman Fairclough, Mary Kalantzis, Bill Cope, Gunther Kress, entre outros, chamavam a atenção para a necessidade de uma política linguística adequada para todos, que contemplasse fatores como diversidade cultural e linguística e que considerasse a era digital em que vivemos, das linguagens líquidas e dos Multiletramentos. O próprio título do manifesto enseja a necessidade de nós, professores, traçarmos novas trilhas de aprendizagens, para os estudantes (que não são mais os mesmos de outrora), mais condizentes com um mundo globalizado e multicultural, preparando sujeitos que estejam aptos a redesenhar futuros para si em um universo cada vez mais digital. Neste relato de experiência, daremos destaque à elaboração do Livro Didático Take Action! (PNLD 2021) e evidenciaremos pontos importantes da PML que são a multiplicidade de culturas e a multiplicidade de linguagens, presentes na obra a partir de uma perspectiva intercultural e decolonial. Demonstraremos trechos da obra que possuem características inovadoras, como: a proposta de Atividades Sociais, o diálogo entre as unidades, a abordagem de gêneros a partir de temas atuais das culturas juvenis e digitais e estímulo à participação ativa estudantil.