Este trabalho insere-se no âmbito teórico-metodológico dos estudos dos Letramentos. Propõe como objeto de estudo a inserção de novos suportes para os letramentos no contexto da formação acadêmica, delimitando como objetivo investigar os letramentos que permearam a formação inicial, no curso de Letras/Português/UFPI, no contexto da pandemia. O estudo fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, destacando Street (1995, 2014), Kleiman (1995, 2005), Soares (2004) como referência básica para a proposta de letramento como construção social. Por se tratar de um estudo que envolve aspectos socioculturais, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, a qual contou com a participação de nove estudantes, matriculados no 8º período/2021, do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí. Cinco rodas de conversa foram empregadas como dispositivo metodológico adotado para o procedimento de coleta de dados, os quais apontam como resultados parciais a retomada de antigas leituras e a inserção de novos suportes e recursos tecnológicos para os eventos de letramento. Considera-se que a reflexão suscitada nesse estudo seja relevante tanto do ponto de vista sociocultural quanto acadêmico-científico, uma vez que envolve questões relacionadas não apenas à linguagem, à medida que se volta para a apropriação da leitura e escrita como prática social, mas, sobretudo, por trazer para o cerne das discussões questões de formação acadêmica e profissional.