O presente artigo apresenta o Brincar Heurístico como uma concepção à importância do brincar espontâneo em contexto de creche. Ao qual tem-se uma investigação experiencial que tem como finalidade apresentar o brincar heurístico e como este influencia o desenvolvimento da criança em Fase Creche na Educação Infantil. Nessa perspectiva tais concepções dar-se-ão a partir do olhar da pedagoga da Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes, localizada na cidade de Manaus/AM. Nesse sentido, delimitamos como objetivo geral demonstrar o brincar heurístico como fator de desenvolvimento e práxis dos direitos de aprendizagem da criança em Fase Creche em uma instituição pública de Manaus. Para tal narrativa, este artigo foi contextualizado em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, pois, através do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web, sites, nos possibilita consolidar uma análise que envolve práxis e teoria sobre o brincar desconstruído que vem de encontro com as novas práticas pedagógicas que integram a base nesta etapa. Nesse viés, iremos desbravar o brincar como indispensável no processo de aprendizagem das crianças e como podemos oferecê-lo de forma significativa e potente, bem como compreendendo-o como facilitador e mediador da aprendizagem e desenvolvimento infantil, por oportunizar aquisição de habilidades e competências cognitivas, emocionais e sociais que preparam a criança, por meio da imaginação e do mundo do faz de conta, de uma forma divertida e interativa para a vida e, na Educação Infantil, o brincar heurístico, possibilita esse desenvolvimento á toda e qualquer criança, independentemente de suas especificidades ou de sua condição social, sendo relevante para a criança, como sujeito histórico cultural, detentor do direito assistido pela Constituição Federal Brasileira de brincar.