RESUMO Nas últimas décadas, as parcerias público-privadas passaram a compor novas estratégias da gestão da educação. Em Maceió, entre 2013 e 2019, o Programa Viva Escola agregou um conjunto de princípios, orientações e práticas a serem adotados pela rede municipal de ensino, sob a tutela da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Neste estudo, indaga-se sobre o significado da rede de parceiros atuante no Programa Viva Escola para a governança da educação pública de Maceió? A partir dessa problemática, o estudo objetivou conhecer a atuação da rede de parceiros do Programa e os sentidos de sua atuação na condução da política educacional do município. Metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa, orientada pelo método dialético, que fez uso de referenciais teóricos, estudo documental e entrevistas. Governança da educação e parcerias público-privadas são as categorias orientadas da discussão travada. Após a apresentação da parceria que deu origem ao Programa Viva Escola, são indicados os órgãos e entidades parceiros e seus respectivos planos, programas ou projetos, em diálogo com os referenciais teóricos. Na sequência, argumenta-se sobre o sentido dessa rede de parceiros na governança da educação pública no município, antecedendo as reflexões finais. Entre estas ganham destaque o predomínio de agentes de mercado no chão das escolas públicas, a falta de transparência das parcerias e a fragmentação das ações. Conclui-se que, embora as parcerias tivessem áreas de atuação diferentes na rede municipal e até mesmo propostas educacionais ou metodologias que não dialogavam necessariamente entre si, todas se articulavam ao Programa Viva Escola, buscando uma contínua interação com a governança da educação, conforme preconizada pela parceria entre a Semed e o PNUD.