EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CENÁRIO PANDÊMICO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIREANA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89819 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3160 "inscrito_id" => 15746 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CENÁRIO PANDÊMICO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIREANA" "resumo" => "Este trabalho buscou compreender, à luz da perspectiva de Paulo Freire, os impactos na formação de professores/as de Ciências da Natureza da Educação Básica de três escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, que ministraram aulas na pandemia no período de 2020 a 2021. Para tanto, elaboramos uma proposta teórico-metodológica com abordagem qualitativa tendo como base: o levantamento preliminar e a codificação. A construção do material empírico foi obtida através de 3 (três) escritas de relatos de experiências dos/as professores/as das três escolas públicas do interior de Mato Grosso do Sul. A análise deste material foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os pressupostos teórico-metodológicos que embasaram essa proposta mostraram-se um potente instrumento na/sobre formação de professores/as de Ciências. No intento de aglutinar as categorias analíticas emergidas desta análise, compreendemos frente aos relatos dos/as professores/as que a alternativa viável para a escola continuasse foi a utilização das Atividades Pedagógicas Complementares (APC). Diante do cenário pandêmico vivenciados nos anos de 2020 e 2021 pode-se notar o quanto os professores tiveram que replanejar e adequar suas aulas ante a pandemia. E uma das alternativas viável para que seus estudantes pudessem continuar sua aprendizagem e o desenvolvimento escolar foi através das Atividades Pedagógicas Complementares (APC)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15746_TB3160_10082022191520.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA FABIANE SANTANA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DEBORA FABIANE" "autor_email" => "deborafabiane_quimica@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89819 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3160 "inscrito_id" => 15746 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CENÁRIO PANDÊMICO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIREANA" "resumo" => "Este trabalho buscou compreender, à luz da perspectiva de Paulo Freire, os impactos na formação de professores/as de Ciências da Natureza da Educação Básica de três escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, que ministraram aulas na pandemia no período de 2020 a 2021. Para tanto, elaboramos uma proposta teórico-metodológica com abordagem qualitativa tendo como base: o levantamento preliminar e a codificação. A construção do material empírico foi obtida através de 3 (três) escritas de relatos de experiências dos/as professores/as das três escolas públicas do interior de Mato Grosso do Sul. A análise deste material foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os pressupostos teórico-metodológicos que embasaram essa proposta mostraram-se um potente instrumento na/sobre formação de professores/as de Ciências. No intento de aglutinar as categorias analíticas emergidas desta análise, compreendemos frente aos relatos dos/as professores/as que a alternativa viável para a escola continuasse foi a utilização das Atividades Pedagógicas Complementares (APC). Diante do cenário pandêmico vivenciados nos anos de 2020 e 2021 pode-se notar o quanto os professores tiveram que replanejar e adequar suas aulas ante a pandemia. E uma das alternativas viável para que seus estudantes pudessem continuar sua aprendizagem e o desenvolvimento escolar foi através das Atividades Pedagógicas Complementares (APC)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15746_TB3160_10082022191520.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA FABIANE SANTANA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DEBORA FABIANE" "autor_email" => "deborafabiane_quimica@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }