Este trabalho buscou compreender, à luz da perspectiva de Paulo Freire, os impactos na formação de professores/as de Ciências da Natureza da Educação Básica de três escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, que ministraram aulas na pandemia no período de 2020 a 2021. Para tanto, elaboramos uma proposta teórico-metodológica com abordagem qualitativa tendo como base: o levantamento preliminar e a codificação. A construção do material empírico foi obtida através de 3 (três) escritas de relatos de experiências dos/as professores/as das três escolas públicas do interior de Mato Grosso do Sul. A análise deste material foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os pressupostos teórico-metodológicos que embasaram essa proposta mostraram-se um potente instrumento na/sobre formação de professores/as de Ciências. No intento de aglutinar as categorias analíticas emergidas desta análise, compreendemos frente aos relatos dos/as professores/as que a alternativa viável para a escola continuasse foi a utilização das Atividades Pedagógicas Complementares (APC). Diante do cenário pandêmico vivenciados nos anos de 2020 e 2021 pode-se notar o quanto os professores tiveram que replanejar e adequar suas aulas ante a pandemia. E uma das alternativas viável para que seus estudantes pudessem continuar sua aprendizagem e o desenvolvimento escolar foi através das Atividades Pedagógicas Complementares (APC).