As tecnologias digitais têm o potencial de transformar os programas educacionais tradicionalmente oferecidos por museus de ciência aos seus públicos. Para professores, as oportunidades de aprendizagem on-line podem variar de recursos educacionais para preparar uma visita ao museu a ferramentas para a criação e o compartilhamento de materiais personalizados. Mas estudos recentes mostram que a transição dos museus do modo presencial para o ambiente virtual, nos períodos de quarentena durante a pandemia de Covid-19, foi extremamente desafiadora. Vários desafios limitaram o volume de oportunidades inspiradoras e participativas de aprendizagem para professores. Diante desse contexto, buscamos investigar, no cenário brasileiro, i) se os museus de ciência têm utilizado suas plataformas digitais para disponibilizar materiais e atividades educativas para professores da educação básica; e ii) quais formatos e estratégias estão sendo utilizadas para engajar professores da educação básica em atividades educacionais, em particular, após a reabertura. O estudo, de natureza quali-quanti e exploratório, é baseado em teorias socioculturais. Coletamos informações de 25 museus de ciência brasileiros por meio da busca refinada em seus sites e mídias sociais, entre 2021 e agosto de 2022, e comentários dos participantes das atividades. Os dados foram analisados por meio de um protocolo de análise de conteúdo para identificar suas principais características e padrões. Identificamos iniciativas criativas e o uso de estratégias mais participativas voltadas para professores da educação básica, que não eram realizadas antes do surto de Covid-19, sugerindo que a transição para o ambiente online fomentou a descoberta de novas formas de interação por parte de alguns museus. No entanto, a maioria das instituições estudadas ainda não utiliza os o potencial das tecnologias digitais para engajar os professores em oportunidades de aprendizagem mais participativas. É possível que a experiência na pandemia não tenha conseguido deixar um legado duradouro.