Observando o cenário atual da educação, é possível perceber que existem muitas discussões acerca dos problemas inerentes aos processos educacionais. Como foco dessas discussões percebe-se a busca por estratégias metodológicas que sejam capazes de colaborar com o ensinar e o aprender de docentes e discentes. Como sabemos, são inúmeros os desafios enfrentados em sala de aula, e sem dúvidas, um dos maiores obstáculos está relacionado aos processos de ensino e aprendizagem. Diante de tais empecilhos, muitos docentes ficam irresolutos por não conseguirem encontrar soluções para tamanha problemática. Diante da realidade supracitada e tomando como ponto de partida a minha prática pedagógica, optei por buscar estratégias que fossem capazes de contribuir com a aprendizagem dos educandos. Lecionando o componente curricular de História pude perceber a enorme dificuldade dos alunos na construção do conhecimento em torno dessa disciplina que é recorrentemente associada ao sistema de decorar dados, datas e fatos isolados. A partir dessa conjuntura, surgiu a oportunidade de trabalhar com a linguagem radiofônica em sala de aula, partindo de uma concepção embasada na relação existente entre linguagem e imaginário que considera a imagem e o pensamento inseparáveis. Assim, resolvi investigar como a linguagem radiofônica, através das imagens mentais, pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem. Esse estudo se configura como um relato de experiência e para fundamentar a presente pesquisa optei por trabalhar com uma metodologia participativa, tendo por base autores como Freire (1994), Evangelista (2016), Teixeira e Almeida (2014), Perrenoud (2000), Bloch (2001), Soares (2000) e outros. Como resultado, esta experiência evidenciou as diversas possibilidades que a linguagem radiofônica pode proporcionar nas situações de aprendizagem, ao estimular a comunicação, a participação e o trabalho em equipe. Sem contar que através dessa prática pedagógica os discentes puderam desenvolver atividades diversas, especialmente nas áreas de pesquisa, escrita e oralidade.