PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM RADIOFÔNICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88970 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 14029 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM RADIOFÔNICA" "resumo" => "Observando o cenário atual da educação, é possível perceber que existem muitas discussões acerca dos problemas inerentes aos processos educacionais. Como foco dessas discussões percebe-se a busca por estratégias metodológicas que sejam capazes de colaborar com o ensinar e o aprender de docentes e discentes. Como sabemos, são inúmeros os desafios enfrentados em sala de aula, e sem dúvidas, um dos maiores obstáculos está relacionado aos processos de ensino e aprendizagem. Diante de tais empecilhos, muitos docentes ficam irresolutos por não conseguirem encontrar soluções para tamanha problemática. Diante da realidade supracitada e tomando como ponto de partida a minha prática pedagógica, optei por buscar estratégias que fossem capazes de contribuir com a aprendizagem dos educandos. Lecionando o componente curricular de História pude perceber a enorme dificuldade dos alunos na construção do conhecimento em torno dessa disciplina que é recorrentemente associada ao sistema de decorar dados, datas e fatos isolados. A partir dessa conjuntura, surgiu a oportunidade de trabalhar com a linguagem radiofônica em sala de aula, partindo de uma concepção embasada na relação existente entre linguagem e imaginário que considera a imagem e o pensamento inseparáveis. Assim, resolvi investigar como a linguagem radiofônica, através das imagens mentais, pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem. Esse estudo se configura como um relato de experiência e para fundamentar a presente pesquisa optei por trabalhar com uma metodologia participativa, tendo por base autores como Freire (1994), Evangelista (2016), Teixeira e Almeida (2014), Perrenoud (2000), Bloch (2001), Soares (2000) e outros. Como resultado, esta experiência evidenciou as diversas possibilidades que a linguagem radiofônica pode proporcionar nas situações de aprendizagem, ao estimular a comunicação, a participação e o trabalho em equipe. Sem contar que através dessa prática pedagógica os discentes puderam desenvolver atividades diversas, especialmente nas áreas de pesquisa, escrita e oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14029_TB2100_02122022144004.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAYNE CHIARELLE VIEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "GISLAYNE" "autor_email" => "chiagis@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88970 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 14029 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM RADIOFÔNICA" "resumo" => "Observando o cenário atual da educação, é possível perceber que existem muitas discussões acerca dos problemas inerentes aos processos educacionais. Como foco dessas discussões percebe-se a busca por estratégias metodológicas que sejam capazes de colaborar com o ensinar e o aprender de docentes e discentes. Como sabemos, são inúmeros os desafios enfrentados em sala de aula, e sem dúvidas, um dos maiores obstáculos está relacionado aos processos de ensino e aprendizagem. Diante de tais empecilhos, muitos docentes ficam irresolutos por não conseguirem encontrar soluções para tamanha problemática. Diante da realidade supracitada e tomando como ponto de partida a minha prática pedagógica, optei por buscar estratégias que fossem capazes de contribuir com a aprendizagem dos educandos. Lecionando o componente curricular de História pude perceber a enorme dificuldade dos alunos na construção do conhecimento em torno dessa disciplina que é recorrentemente associada ao sistema de decorar dados, datas e fatos isolados. A partir dessa conjuntura, surgiu a oportunidade de trabalhar com a linguagem radiofônica em sala de aula, partindo de uma concepção embasada na relação existente entre linguagem e imaginário que considera a imagem e o pensamento inseparáveis. Assim, resolvi investigar como a linguagem radiofônica, através das imagens mentais, pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem. Esse estudo se configura como um relato de experiência e para fundamentar a presente pesquisa optei por trabalhar com uma metodologia participativa, tendo por base autores como Freire (1994), Evangelista (2016), Teixeira e Almeida (2014), Perrenoud (2000), Bloch (2001), Soares (2000) e outros. Como resultado, esta experiência evidenciou as diversas possibilidades que a linguagem radiofônica pode proporcionar nas situações de aprendizagem, ao estimular a comunicação, a participação e o trabalho em equipe. Sem contar que através dessa prática pedagógica os discentes puderam desenvolver atividades diversas, especialmente nas áreas de pesquisa, escrita e oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14029_TB2100_02122022144004.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAYNE CHIARELLE VIEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "GISLAYNE" "autor_email" => "chiagis@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }