A Matemática Financeira encontra-se presente no cotidiano das pessoas de diversas maneiras, sendo importante no ambiente da sala de aula de Matemática podendo ser discutido os conceitos sobre finanças, tornando importante para a formação do cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres. Nesse sentido, os conceitos e definições da Matemática Financeira são fundamentais para o desenvolvimento da formação do cidadão crítico e consciente. A pesquisa possui como objetivo apresentar as ações realizadas em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, em uma escola pública estadual da cidade de Rio Tinto — PB. A ação produzida é parte integrante do projeto de extensão “Educação Financeira da Transformação ao Resultado: a importância da inteligência financeira na vida do aluno”, onde o projeto tem por objetivo levar os conceitos prévios da Matemática Financeira para possibilitar uma reflexão sobre a Educação Financeira consiga proporcionar aos alunos a tornar-se consumidores conscientes de seus hábitos desenfreados de consumos exagerados. Quanto à abordagem metodológica, à pesquisa se deu pela natureza qualitativa e de cunho enfoque quantitativo. Para a coleta dos dados foram realizadas oficinas e questionários sobre o tema “Educação Financeira”. Percebeu-se que a temática provocou nos alunos reflexão sobre como lidar com o dinheiro, de forma a analisar o consumo consciente, levando-os a olharem de forma crítica e a realizarem, uma boa gestão financeira com base no consumo exagerado.