Na visão de mundo dita por muitos pesquisadores como pós-moderna, a qual exige o desenvolvimento de habilidades como visão crítica, reflexão, questionamento, comunicação, trabalho em equipe, respeito às diversidades dentre várias outras, é necessário repensar sobre os métodos de ensino avaliando os objetivos de cada um e o momento ideal para usá-los no processo de ensino-aprendizagem. As tecnologias desencadearam uma comunicação em massa com informações instantâneas e rasas sem uma avaliação do que se consome, sendo imprescindível uma reflexão profunda sobre os objetivos da instituição escolar nesse novo tempo. O relato da experiência de uma aula experimental reconstruída através de uma sequência didática foi descrita em um e-book, o qual foi validado por um grupo de professores da educação básica em escala nacional por meio de um questionário eletrônico. Nele continham seis perguntas, as quais os professores podiam discordar totalmente, discordar parcialmente, concordar totalmente ou concordar parcialmente. Analisando as respostas verificamos que ainda existem professores que não estão familiarizados com um ensino por métodos ativos e/ou o ensino por investigação, o que torna essencial a produção de materiais que façam a divulgação de propostas inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de tecnologia na educação tem se mostrado desafiadora e a qualidade dos materiais que são produzidos são indispensáveis para a interação dos indivíduos atuantes na área.