Este trabalho trata sobre a Educação Especial no município de Paço do Lumiar/MA, em suas perspectivas e avanços, entendendo que esta é uma modalidade de educação que perpassa todos os níveis de educação, sendo prevista nas políticas públicas educacionais. Investiga-se a dinâmica da Educação Especial no município de Paço do Lumiar/MA, partindo do questionamento: quais as perspectivas e avanços da educação especial no município de Paço do Lumiar/MA? Em que se objetiva compreender as perspectivas e os avanços, os quais fazem parte do processo de busca e melhoria da educação no município, por meio dos objetivos específicos como refletir as perspectivas da educação especial no município e identificar os avanços por meio de ações realizadas. Para o atendimento aos objetivos, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental a partir de estudos teóricos de autores como Campbell (2016), Capellini e Zerbato (2019), Gil (2002) e da análise de documentos legais referente à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os quais permitiram traçar caminhos para a construção do trabalho, bem como a pesquisa de campo, envolvendo a análise do caderno de orientações da Educação Especial no município elaborado pelo Departamento de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação. Concluiu-se que a educação especial no município tem apresentado significativos avanços, através de projetos e programas que têm atendido a toda rede municipal de educação.