Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Para essa análise recorre-se aos documentos de implantação e normatização, a Base Nacional Comum Curricular, a teoria Histórico-cultural e ao Círculo de Bakhtin para analisar as práticas de leitura e de produção escrita. Nesse percurso busca-se conhecer, dialogar, analisar a legislação e as propostas pedagógicas de práticas de leitura e de produção escrita. O Estudo se constitui e se desenvolve por meio da questão norteadora que apresenta a seguinte problematização: quais os desafios e aprendizagens encontrados no trabalho pedagógico das práticas de leitura e de produção escrita, desenvolvidas nas salas de apoio à aprendizagem? E assim a pesquisa se justifica, se teoriza e se organiza por meio do Componente Curricular de Língua Portuguesa, das práticas de linguagem e dos campos de atuação, objetos de estudo e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018.O presente estudo foi elaborado para participar do Grupo de Trabalho 10 (dez) de Educação Especial do VIII CONEDU do ano de 2022. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente estudo foi elaborado para participar do Grupo de Trabalho 10 (dez) de Educação Especial do VIII CONEDU do ano de 2022. O objetivo do trabalho é compreender a história da implantação, a organização normativa e a gestão escolar e pedagógica envolvendo as Práticas de Leitura e de Produção Escrita presentes nas salas de Apoio à Aprendizagem (SAA) ofertadas para o quinto ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino do município de Foz do Iguaçu – PR. Para fundamentar teoricamente o estudo elenco alguns pesquisadores como: BAKHTIN, (2003, 2004); GONÇALVES, (2021); REILY, (2012); SILVA, (2019); SILVA (2021); VYGOTSKI, (1995, 1999, 2000), e outros autores que dialogam com a temática estudada. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com fins na pesquisa exploratória e os excertos analisados são documentos produzidos desde a implantação das salas de SAA até as práticas pedagógicas desenvolvidas. Para essa análise recorre-se aos documentos de implantação e normatização, a Base Nacional Comum Curricular, a teoria Histórico-cultural e ao Círculo de Bakhtin para analisar as práticas de leitura e de produção escrita. Nesse percurso busca-se conhecer, dialogar, analisar a legislação e as propostas pedagógicas de práticas de leitura e de produção escrita. O Estudo se constitui e se desenvolve por meio da questão norteadora que apresenta a seguinte problematização: quais os desafios e aprendizagens encontrados no trabalho pedagógico das práticas de leitura e de produção escrita, desenvolvidas nas salas de apoio à aprendizagem? E assim a pesquisa se justifica, se teoriza e se organiza por meio do Componente Curricular de Língua Portuguesa, das práticas de linguagem e dos campos de atuação, objetos de estudo e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018.

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