Este artigo apresenta recortes teóricos e metodológicos de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós Graduação em Ensino de Biologia – PROFBIO/UFPB. Propõe a articulação entre as demandas curriculares da educação básica, com as questões ambientais de interesse no ambiente escolar. Enfatiza a relação sociedade-natureza, reconhece que a educação escolar tem o papel reconfigurador e difusor da cultura, do conhecimento, e que se constitui como espaço para a educação científica. O objetivo é inserir a Educação Ambiental no currículo escolar, integrada aos itinerários formativos, através de Unidade Curricular Eletiva, planejada para o ensino médio. É uma pesquisa quali-quantitativa, com estratégias bibliográfica e exploratória. Está sendo desenvolvida em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. Conta com a participação efetiva de estudantes do Ensino Médio e Coordenadores Pedagógicos do espaço escolar. Inicialmente foram analisadas, nos documentos oficiais nacionais e estaduais do sistema de ensino e no currículo escolar, as abordagens sobre questões ambientais, buscando compreender seus potenciais educativos para o espaço escolar. Por meio de aplicação de questionários e da análise documental foram traçados os indicadores teóricos e temas relevantes, além das demandas teóricas e pedagógicas para implementação de estratégias didáticas para o ensino de biologia. A pesquisa envolve, ainda, o planejamento e execução de uma unidade curricular eletiva, inserida na modalidade dos itinerários formativos, especificamente no eixo “investigação científica” no qual são abordadas as questões ambientais, por meio de metodologias ativas, contribuindo para a formação integral, consciência ambiental e o exercício da cidadania dos estudantes. Espera-se oportunizar estudos contemporâneos, a partir da educação ambiental crítica.