A Formação continuada dos professores deve ser entendida como um processo permanente de qualificação dos profissionais da educação em busca de uma formação omnilateral, na medida em que lhes permite estar continuamente atualizados sobre os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de uma prática pedagógica contra hegemônica e dialética (mais qualificada). Mais do que isso, ela deve permitir que o educador agregue saberes capazes de gerar mudanças significativas em suas práticas com intencionalidade clara e objetiva de sua atuação no chão da escola, na sala de aula. Seja sob a forma de pesquisas, estudos ou reflexões críticas que permitam compreender seu papel social e político. Assim, o referido trabalho, baseado no materialismo histórico dialético, tem como objetivo da Secretaria Municipal de Educação de Estância (SEME) priorizar a formação na perspectiva da pedagogia histórico-crítica nos encontros pedagógicos, que acontecem quinzenalmente, na chamada Hora de Estudo, sob a orientação do Grupo de Trabalho e investindo em outros espaços formativos como palestras, oficinas e plantões pedagógicos em tempos e espaços diversificados. Nesta linha, o presente trabalho também tem como objetivo apontar a importância da formação continuada como elemento norteador no processo de qualificação docente, bem como compreender os limites e contradições na efetivação de uma prática pedagógica pautada na Pedagogia Histórico-Crítica, teoria que vem sendo implementada pela Rede Municipal de Ensino da Estância-SE.