Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO INOVADOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE O MAPA MENTAL E A POE –PREVISÃO OBSERVAÇÃO EXPLICAÇÃO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90926
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4765
    "inscrito_id" => 18180
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO INOVADOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE O MAPA MENTAL E A POE –PREVISÃO OBSERVAÇÃO EXPLICAÇÃO."
    "resumo" => "A disseminação do uso das metodologias ativas tem gerado transformações no âmbito da aprendizagem, tornando necessário acompanhar essas novas práticas de didáticas de ensino para melhor transmitir conhecimentos para os alunos. O dever de desenvolver práticas pedagógicas libertadoras, deixando de lado a tendência tradicional, é um dos grandes desafios da educação. Dentre as possibilidades de aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem, podemos citar o Mapa Mental e a POE (Previsão-Observação-Explicação), ambas podem ser compreendidas como ferramentas que proporcionem solidez no entendimento dos conteúdos abordados. O objetivo deste estudo, é de que as metodologias citadas sejam trabalhadas como práticas pedagógicas, fundamentadas nos pressupostos da pesquisa-ação, onde associou-se uma aula expositiva - ligada ao modelo tradicional - a um modelo de metodologias ativas com os recursos didáticos “mapa mental” e “POE”, afim de demonstrar que é possível desenvolver nos estudantes a autonomia, colocando-os como sujeitos ativos no processo da aprendizagem. Os procedimentos deste estudo se desenvolveram na Escola Técnica Estadual de Palmares, com uma turma de 33 estudantes, concluintes do curso Médio Integrado em Administração. A pesquisa foi organizada em três momentos: o primeiro recorreu à pesquisa por documentos bibliográficos para nortear o trabalho; no segundo momento foi realizado o diagnóstico da escola e o levantamento de dados através da observação e coleta dos dados feita com os alunos da turma, com perguntas sobre metodologias ativas; o terceiro momento, foi a elaboração do plano de aula e a intervenção didática, que aconteceu com a apresentação e explicação sobre as duas metodologias. Como resultado do estudo, ficou evidente o interesse dos estudantes pelo método apresentado, como também a autorização possibilitando a utilização das ferramentas apresentadas de forma contínua nos momentos de aula para a construção e ampliação de sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18180_TB4765_01122022154441.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALISSA MARIHA FEIJÓ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJÓ"
    "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90926
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4765
    "inscrito_id" => 18180
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO INOVADOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE O MAPA MENTAL E A POE –PREVISÃO OBSERVAÇÃO EXPLICAÇÃO."
    "resumo" => "A disseminação do uso das metodologias ativas tem gerado transformações no âmbito da aprendizagem, tornando necessário acompanhar essas novas práticas de didáticas de ensino para melhor transmitir conhecimentos para os alunos. O dever de desenvolver práticas pedagógicas libertadoras, deixando de lado a tendência tradicional, é um dos grandes desafios da educação. Dentre as possibilidades de aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem, podemos citar o Mapa Mental e a POE (Previsão-Observação-Explicação), ambas podem ser compreendidas como ferramentas que proporcionem solidez no entendimento dos conteúdos abordados. O objetivo deste estudo, é de que as metodologias citadas sejam trabalhadas como práticas pedagógicas, fundamentadas nos pressupostos da pesquisa-ação, onde associou-se uma aula expositiva - ligada ao modelo tradicional - a um modelo de metodologias ativas com os recursos didáticos “mapa mental” e “POE”, afim de demonstrar que é possível desenvolver nos estudantes a autonomia, colocando-os como sujeitos ativos no processo da aprendizagem. Os procedimentos deste estudo se desenvolveram na Escola Técnica Estadual de Palmares, com uma turma de 33 estudantes, concluintes do curso Médio Integrado em Administração. A pesquisa foi organizada em três momentos: o primeiro recorreu à pesquisa por documentos bibliográficos para nortear o trabalho; no segundo momento foi realizado o diagnóstico da escola e o levantamento de dados através da observação e coleta dos dados feita com os alunos da turma, com perguntas sobre metodologias ativas; o terceiro momento, foi a elaboração do plano de aula e a intervenção didática, que aconteceu com a apresentação e explicação sobre as duas metodologias. Como resultado do estudo, ficou evidente o interesse dos estudantes pelo método apresentado, como também a autorização possibilitando a utilização das ferramentas apresentadas de forma contínua nos momentos de aula para a construção e ampliação de sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18180_TB4765_01122022154441.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALISSA MARIHA FEIJÓ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJÓ"
    "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A disseminação do uso das metodologias ativas tem gerado transformações no âmbito da aprendizagem, tornando necessário acompanhar essas novas práticas de didáticas de ensino para melhor transmitir conhecimentos para os alunos. O dever de desenvolver práticas pedagógicas libertadoras, deixando de lado a tendência tradicional, é um dos grandes desafios da educação. Dentre as possibilidades de aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem, podemos citar o Mapa Mental e a POE (Previsão-Observação-Explicação), ambas podem ser compreendidas como ferramentas que proporcionem solidez no entendimento dos conteúdos abordados. O objetivo deste estudo, é de que as metodologias citadas sejam trabalhadas como práticas pedagógicas, fundamentadas nos pressupostos da pesquisa-ação, onde associou-se uma aula expositiva - ligada ao modelo tradicional - a um modelo de metodologias ativas com os recursos didáticos “mapa mental” e “POE”, afim de demonstrar que é possível desenvolver nos estudantes a autonomia, colocando-os como sujeitos ativos no processo da aprendizagem. Os procedimentos deste estudo se desenvolveram na Escola Técnica Estadual de Palmares, com uma turma de 33 estudantes, concluintes do curso Médio Integrado em Administração. A pesquisa foi organizada em três momentos: o primeiro recorreu à pesquisa por documentos bibliográficos para nortear o trabalho; no segundo momento foi realizado o diagnóstico da escola e o levantamento de dados através da observação e coleta dos dados feita com os alunos da turma, com perguntas sobre metodologias ativas; o terceiro momento, foi a elaboração do plano de aula e a intervenção didática, que aconteceu com a apresentação e explicação sobre as duas metodologias. Como resultado do estudo, ficou evidente o interesse dos estudantes pelo método apresentado, como também a autorização possibilitando a utilização das ferramentas apresentadas de forma contínua nos momentos de aula para a construção e ampliação de sua aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.