Este trabalho apresenta uma estratégia de ensino baseada nas metodologias ativas a partir da construção de terrários como recurso didático, isso porque os terrários são modelos de ecossistema terrestre em escala muito pequena proporcionando uma contextualização do conteúdo. O ensino de Ciências e Biologia vislumbra um conjunto de vários conhecimentos importantes para os estudantes, a proposta do terrário visa proporcionar o envolvimento dos mesmos através da observação, experimentação e exploração de atividades diferenciadas que possibilite uma melhor compreensão de conceitos pertinentes ao ensino da Ecologia através da interação com conteúdo. A área de conhecimento aplicada com os alunos foi a Ecologia. A metodologia utilizada foi uma aula dialogada-expositiva, onde anteriormente os alunos já estavam cientes dos materiais necessários para a confecção do terrário tais como: Um pote de vidro, solo, carvão vegetal, pequenas pedras e plantas suculentas. A turma foi dividida em equipes e cada equipe construiu seu terrário. Após esse feito, a turma expos o trabalho para as turmas de 1º ano e 3º ano presentes também na escola. As atividades desenvolvidas procuraram proporcionar uma aula diferenciada e interessante, fazendo os alunos entrarem em contato com os aspectos ecológicos , introduzindo conhecimentos de maneira mais atrativa para fazer com que os alunos participassem. O trabalho foi aplicado na Escola Estadual Francisco Domingues, na cidade de Limoeiro de Anadia/AL, com os 26 alunos do 2º ano do ensino médio A utilização de metodologias como o terrário, permitiram o surgimento de vários pontos positivos, podendo destacar principalmente a participação, entusiasmo e curiosidade, conseguindo resultados que favoreceram aos alunos, uma mudança de atitude e perspectiva em relação ao estudo da Ecologia através das metodologias ativas.