O presente trabalho tem por objetivo mostrar a utilização do Instagram como ferramenta pedagógica para promover divulgação científica aos seguidores voltada para preservação da espécie Callithrix jacchus, um pequeno primata conhecido popularmente por sagui-de-tufosbranco, endêmico da região Nordeste do Brasil, bem como caracterizar o perfil dos seguidores, as interações com as publicações e possíveis contribuições dessa atividade para a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. A metodologia usada neste artigo envolveu a elaboração de um perfil cadastrado na rede social Instagram como instrumento de divulgação científica. O perfil foi criado em agosto de 2021, com o propósito pedagógico e avaliativo do módulo de Mamíferos da disciplina de Chordata 2 (ZO382). Em relação ao levantamento do perfil do público, foi utilizado as métricas do Instagram insights, assim como para as análises de interações e engajamento do perfil, por meio do número de curtidas, comentários, compartilhamentos, visitas, salvamentos, reproduções, impressões e alcances. A análise dos dados ocorreram no final de setembro de 2021, um mês após a criação do perfil. De modo geral, foram 30 publicações, 38 stories e 4 vídeos reels. Assim, o perfil alcançou 689 contas, registrou 6.760 impressões e 1212 interações. Compreende-se que a partir dessa atividade fica evidente que a aplicação pedagógica do Instagram é plenamente possível para divulgar informações científicas referentes à espécie Callithrix jacchus, na medida em que proporcionam a construção colaborativa e o compartilhamento de conhecimentos.