A leitura é porta de transformação de uma sociedade, contribui para o caminho de uma comunidade crítica, pronta para o pleno exercício da cidadania. Nesta pesquisa concebemos o ato de ler além da decifração de códigos, e sim quando há compreensão do que foi lido, quando o leitor constrói e elabora significados, relaciona o texto com a realidade em que está inserido, segundo Freire, o ato de ler não se esgota na decodificação da palavra escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A escola possui papel formador do indivíduo leitor e temos nela espaço de acesso à leitura. Atrelado a este fato, as práticas pedagógicas dos docentes aliadas a literatura infantil na educação nos anos iniciais do ensino fundamental possuem função fomentadora do desenvolvimento do gosto literário, com intencionalidades de formação de crianças leitoras. Se faz necessário analisarmos em nossa atualidade quais as práticas que estão sendo aplicadas e como estas estão contribuindo no processo de construção do leitor, afim de construirmos uma reflexão crítica acerca do tratamento da literatura infantil na escola, se esta almeja e alcança o objetivo de uma formação do leitor literário ou apenas desenvolve a habilidade da leitura como um veículo de instrução.