Este artigo se propõe a correlacionar a ciência geográfica, meio ambiente, sociedade e educação ambiental com o objetivo de destacar a importância de trabalhar a educação ambiental aliado ao ensino de geografia para formação dos alunos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica selecionando autores das áreas da geografia e educação ambiental, tais como (MENDONÇA, 1993), (MOURA; MEIRELES; TEXEIRA, 2015), (DIAS, 1992) e entre outros, além da Política Nacional sobre Educação Ambiental (Lei n. 9.795, de 27 de Abril de 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para embasar a discursão e construir uma revisão histórica de quando despontou a preocupação da geografia para as questões ambientais e de como a educação ambiental surgiu como ferramenta necessária para mudar a lógica presente no planeta. Sendo assim, foi possível concluir que a educação ambiental e o ensino de geografia devem ser trabalhados em conjunto em todas as oportunidades possíveis, pois quando o professor de geografia consegue deixar os dois conhecimentos em sintonia na sala de aula aumentam as possibilidades de contextualizar o meio ambiente e fazer com que os alunos entendam como eles próprios estão inseridos na natureza, e isso torna a aula de geografia algo muito mais enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem. A aliança entre o ensino de geografia e a educação ambiental incentiva a conscientização da diversidade que o planeta possuí e possibilita que os alunos tenham real dimensão da importância de um meio ambiente saudável e preservado para si e para os outros. Debater essa relação nas aulas de geografia é imprescindível para que as novas gerações possam compreender a situação em que a terra se encontra, e da responsabilidade de cada indivíduo em adotar práticas sustentáveis no presente para o futuro.