Este artigo versa sobre a partilha e análise de uma experiência pedagógica realizada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II envolvendo a produção e execução de um role-playing game (RPG) ou jogo de interpretação de personagens. Tomando como perspectiva o aporte teórico-metodológico no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a relação entre os conhecimentos relacionados ao tema “Sistema Solar e Universo” e a proposta pedagógica, bem como, avaliar a dinâmica com o jogo diante do ensino remoto devido à pandemia de COVID-19. Esta sequência didática caracteriza-se pela perspectiva metodológica qualitativa, seja pelo caráter interpretativo das produções, seja pela investigação do percurso que levou a tais resultados. O jogo foi desenvolvidos em momentos síncronos e assíncronos com os estudantes. Para tanto, contamos com a plataforma de vídeochamadas Google Meet, o livro didático de Ciências, recursos audiovisuais em plataformas de streaming, em interface com sucesso do jogo Among Us e as reverberações das empreitadas de Elon Musk rumo a Marte. Os resultados apresentados combinam a análise do percurso do RPG, o relato da experiência feito no pós-jogo, o dossiê produzido pelos grupos e os relatos descritos no diário de bordo. A partir da relação entre estes fatores foi possível compreender o processo de significação da aprendizagem nesta proposta pedagógica, rumo a inserção do RPG em ações educativas em suas mais variadas temáticas, sendo uma potência emergente para atividades pedagógicas no campo educacional.