Este artigo traz um recorte de uma dissertação em andamento intitulada como “Aspectos da Integração Curricular de Conceitos Matemáticos da Educação Básica: Trabalhando com a Matemática nos Semestres Iniciais do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no IFMS”. O objetivo principal é propor um curso de Matemática que auxilie os estudantes ingressantes dos cursos de EPTNM do IFMS Campus Jardim na revisão e/ou na construção de conhecimentos/ conceitos/ propriedades/ conteúdos/ ferramentas da Matemática do Ensino Fundamental, contribuindo dessa forma para a sua permanência e êxito na instituição. Para tanto opta por entender a opinião desses estudantes e docentes da área de Matemática do IFMS sobre as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática relacionadas aos conteúdos básicos do Ensino Fundamental, por meio de um questionário. A pesquisa realizada é qualitativa aplicada e para o referencial, fizemos uma revisão bibliográfica sobre essas dificuldades relacionadas aos conteúdos básicos, e utilizamos autores relacionados à Educação Profissional como Ciavatta, Moura, Frigotto, aliados a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Ao finalizar esse estudo, percebemos que ao mesmo tempo que os estudantes afirmam que gostam da Matemática, eles também dizem que têm ou sentem dificuldades em conteúdos do Ensino Fundamental. Além disso, percebemos que tanto os estudantes quanto os docentes listaram praticamente os mesmos conteúdos como sendo essenciais para o processo de ensino-aprendizagem na Matemática. E para cumprir com o objetivo principal, estudantes e docentes afirmam que o IFMS deveria ofertar alguma forma de revisão/ recuperação desses conteúdos básicos e que esta oferta seja de forma presencial. Este estudo faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica, e tem em seu horizonte a sempre necessária mobilização do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na perspectiva da integração curricular, tendo o Trabalho como Princípio Educativo e a Pesquisa como Princípio Pedagógico.