Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ÓPTICA PARA FÍSICA DE NÍVEL MÉDIO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS COM LENTES ESFÉRICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90988
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4848
    "inscrito_id" => 11340
    "titulo" => "O ENSINO DE ÓPTICA PARA FÍSICA DE NÍVEL MÉDIO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS COM LENTES ESFÉRICAS"
    "resumo" => "O ensino da Física para o ensino médio é indispensável no desenvolvimento escolar e também para a compreensão das leis da natureza, por isso é importante a utilização de recursos que possibilitem seu melhor entendimento. Na escola tradicionalmente o ensino se pauta nas aulas expositivas, uso de livros e atividades manuscritas, acarretando, em muitos casos, no desinteresse do educando. O objetivo desse trabalho é contemplar de que forma o uso de experimentos pode contribuir para o ensino dos conceitos básicos de óptica, especificamente sobre lentes esféricas. Para isso foi realizada uma revisão de bibliografia relacionada à temática; além disso foram realizadas duas atividades práticas experimentais demonstrativas com discentes dos segundos anos do ensino médio de instituições da cidade de Vitória de Santo Antão afim de que estes estudantes tivessem maior conhecimento sobre o assunto. Foram realizados questionários antes e depois das atividades propostas onde foi confirmada a hipótese de que diante de atividades experimentais o ensino de Física na escola se torna mais eficaz. Pontos como a facilidade de apreensão dos conteúdos a partir da própria montagem dos experimentos e a autonomia no processo de ensino-aprendizagem se destacam como uns dos mais evidentes diante dos indicadores obtidos. É importante que haja a percepção e a sensibilidade do docente diante das necessidades apresentadas nos diferentes contextos de ensino, para o ensino médio, garantir o engajamento da turma com inovações atrativas e variedade de métodos pode ser determinante para ajudar a abranger os conhecimentos dos discentes e obter um bom desempenho posteriormente às suas formações em avaliações que exijam conhecimento de óptica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11340_TB4848_03102022184106.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELA LIRA DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mª Gabriela Lir"
    "autor_email" => "gabilirajesus@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90988
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4848
    "inscrito_id" => 11340
    "titulo" => "O ENSINO DE ÓPTICA PARA FÍSICA DE NÍVEL MÉDIO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS COM LENTES ESFÉRICAS"
    "resumo" => "O ensino da Física para o ensino médio é indispensável no desenvolvimento escolar e também para a compreensão das leis da natureza, por isso é importante a utilização de recursos que possibilitem seu melhor entendimento. Na escola tradicionalmente o ensino se pauta nas aulas expositivas, uso de livros e atividades manuscritas, acarretando, em muitos casos, no desinteresse do educando. O objetivo desse trabalho é contemplar de que forma o uso de experimentos pode contribuir para o ensino dos conceitos básicos de óptica, especificamente sobre lentes esféricas. Para isso foi realizada uma revisão de bibliografia relacionada à temática; além disso foram realizadas duas atividades práticas experimentais demonstrativas com discentes dos segundos anos do ensino médio de instituições da cidade de Vitória de Santo Antão afim de que estes estudantes tivessem maior conhecimento sobre o assunto. Foram realizados questionários antes e depois das atividades propostas onde foi confirmada a hipótese de que diante de atividades experimentais o ensino de Física na escola se torna mais eficaz. Pontos como a facilidade de apreensão dos conteúdos a partir da própria montagem dos experimentos e a autonomia no processo de ensino-aprendizagem se destacam como uns dos mais evidentes diante dos indicadores obtidos. É importante que haja a percepção e a sensibilidade do docente diante das necessidades apresentadas nos diferentes contextos de ensino, para o ensino médio, garantir o engajamento da turma com inovações atrativas e variedade de métodos pode ser determinante para ajudar a abranger os conhecimentos dos discentes e obter um bom desempenho posteriormente às suas formações em avaliações que exijam conhecimento de óptica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11340_TB4848_03102022184106.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELA LIRA DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mª Gabriela Lir"
    "autor_email" => "gabilirajesus@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino da Física para o ensino médio é indispensável no desenvolvimento escolar e também para a compreensão das leis da natureza, por isso é importante a utilização de recursos que possibilitem seu melhor entendimento. Na escola tradicionalmente o ensino se pauta nas aulas expositivas, uso de livros e atividades manuscritas, acarretando, em muitos casos, no desinteresse do educando. O objetivo desse trabalho é contemplar de que forma o uso de experimentos pode contribuir para o ensino dos conceitos básicos de óptica, especificamente sobre lentes esféricas. Para isso foi realizada uma revisão de bibliografia relacionada à temática; além disso foram realizadas duas atividades práticas experimentais demonstrativas com discentes dos segundos anos do ensino médio de instituições da cidade de Vitória de Santo Antão afim de que estes estudantes tivessem maior conhecimento sobre o assunto. Foram realizados questionários antes e depois das atividades propostas onde foi confirmada a hipótese de que diante de atividades experimentais o ensino de Física na escola se torna mais eficaz. Pontos como a facilidade de apreensão dos conteúdos a partir da própria montagem dos experimentos e a autonomia no processo de ensino-aprendizagem se destacam como uns dos mais evidentes diante dos indicadores obtidos. É importante que haja a percepção e a sensibilidade do docente diante das necessidades apresentadas nos diferentes contextos de ensino, para o ensino médio, garantir o engajamento da turma com inovações atrativas e variedade de métodos pode ser determinante para ajudar a abranger os conhecimentos dos discentes e obter um bom desempenho posteriormente às suas formações em avaliações que exijam conhecimento de óptica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.