REFLEXÕES PEDAGÓGICAS E INQUIETAÇÕES DOCENTES: PENSANDO A RELAÇÃO DA FAMILIA COM A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90839 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4629 "inscrito_id" => 10374 "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS E INQUIETAÇÕES DOCENTES: PENSANDO A RELAÇÃO DA FAMILIA COM A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES" "resumo" => "A família tem um importante papel no desenvolvimento dos sujeitos, e, por consequência de toda a sociedade, tal relação, portanto, não pode e nem deve ser pensada de forma dissociada dos contextos sociais, culturais e políticos da sociedade, os modelos de família, as suas configurações e dinâmicas estão em constante movimento. Cada sociedade, em um determinado momento histórico é capaz de construir um sentido diferente para essa relação, culturas também determinam outras configurações familiares, e as múltiplas relações com os sujeitos, podemos dizer que a família tem uma historicidade, que precisa ser compreendia dentro das dinâmicas humanas. O que pretendemos aqui é apresentar uma discussão sobre as relações tecidas entre a família e a escola, de forma a compreender essa relação como uma possibilidade de contribuição entre essas duas dimensões da vida humana, de um lado, a família, lugar onde os sujeitos nascem, recebem afeto e tecem seus primeiros aprendizados sobre a vida e sobre a sua relação com o mundo, do outro lado, a escola, espaço de formação humana e cidadã, marcada por regras, por interdições e por saberes articulados em torno de um currículo. Essas duas instituições precisam dialogar no sentido de buscarem alternativas que visem a melhoria dos processos educativos e a plena formação do cidadão. Um primeiro movimento a que nos propomos é pensar historicamente essas dimensões da vida humana, para então termos as condições de poder estabelecer uma crítica e uma análise sobre como elas influem na vida humana e delimitam seus espaços, criando muitas vezes relações tensas e conflituosas, que devem ser superadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10374_TB4629_20092022075444.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANO FIDELIS DE LIRA" "autor_nome_curto" => "Silvano" "autor_email" => "silvanofidelis01@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90839 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4629 "inscrito_id" => 10374 "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS E INQUIETAÇÕES DOCENTES: PENSANDO A RELAÇÃO DA FAMILIA COM A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES" "resumo" => "A família tem um importante papel no desenvolvimento dos sujeitos, e, por consequência de toda a sociedade, tal relação, portanto, não pode e nem deve ser pensada de forma dissociada dos contextos sociais, culturais e políticos da sociedade, os modelos de família, as suas configurações e dinâmicas estão em constante movimento. Cada sociedade, em um determinado momento histórico é capaz de construir um sentido diferente para essa relação, culturas também determinam outras configurações familiares, e as múltiplas relações com os sujeitos, podemos dizer que a família tem uma historicidade, que precisa ser compreendia dentro das dinâmicas humanas. O que pretendemos aqui é apresentar uma discussão sobre as relações tecidas entre a família e a escola, de forma a compreender essa relação como uma possibilidade de contribuição entre essas duas dimensões da vida humana, de um lado, a família, lugar onde os sujeitos nascem, recebem afeto e tecem seus primeiros aprendizados sobre a vida e sobre a sua relação com o mundo, do outro lado, a escola, espaço de formação humana e cidadã, marcada por regras, por interdições e por saberes articulados em torno de um currículo. Essas duas instituições precisam dialogar no sentido de buscarem alternativas que visem a melhoria dos processos educativos e a plena formação do cidadão. Um primeiro movimento a que nos propomos é pensar historicamente essas dimensões da vida humana, para então termos as condições de poder estabelecer uma crítica e uma análise sobre como elas influem na vida humana e delimitam seus espaços, criando muitas vezes relações tensas e conflituosas, que devem ser superadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10374_TB4629_20092022075444.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANO FIDELIS DE LIRA" "autor_nome_curto" => "Silvano" "autor_email" => "silvanofidelis01@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }