LITERATURAS AFRICANAS NO ESPAÇO ESCOLAR: FORÇA E RESISTÊNCIA FEMININA NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS AFRICANOS RAINHA NZINGA, DE SÉRGIO GRACIANO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88692 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1456 "inscrito_id" => 11074 "titulo" => "LITERATURAS AFRICANAS NO ESPAÇO ESCOLAR: FORÇA E RESISTÊNCIA FEMININA NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS AFRICANOS RAINHA NZINGA, DE SÉRGIO GRACIANO" "resumo" => "O estado de Mato Grosso tem como base histórica de formação os povos originários e os remanescentes escravizados, para exploração de mão de obra na construção do estado no período orifero, nesse contexto torna-se necessário debater e fortalecer a importância das literaturas africanas e indigenas no contextyo escolar. Em 2023, a Lei 10.639/03 comemorará vinte anos de vigência e ainda há muito em que devemos avançar, a criação da lei 11.645/2018 altera e amplia a obrigatoriedade do ensino da história e da literatura afro-brasileira e indígena nos espaços escolares. Nesse artigo vamos apontar como a liderança feminina sempre esteve presente na luta de resistência, no período da colonização brutal, exercida pelos países do continente europeu sobre os territórios africanos e refletir sobre a força e a resistência feminina a partir do filme Rainha Nzinga, do realizador Sergio Graciano. O filme aborda a história de uma mulher guerreira, que rompe com regimepatriarcal e desempenha um reinado de muito poder e conquistas, com a morte do pai se torna rainha, assim chamada de rainha Nzinga. Nos limites entre a narrativa ficcional e a história vamos apontar como o filme apresenta os feitos de Nzinga. Este texto é o trabalho reflexivo sobre a importância do ensino das literaturas africanas de língua portuguesa na educação básica e a situação das mulheres. Por fim, sermulher em qualquer época e exercer o poder é um grande desafio, os exemplos de luta e resistência deixados pela Rainha Nzinga fortalece os movimentos feministas mundial, principalmente do feminismo negro, que a tem como fonte de inspiração de força e poder." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11074_TB1456_20092022114000.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCINEIDE CATARINA MACIEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOCINEIDE" "autor_email" => "jocineide.souza@edu.mt.go" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88692 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1456 "inscrito_id" => 11074 "titulo" => "LITERATURAS AFRICANAS NO ESPAÇO ESCOLAR: FORÇA E RESISTÊNCIA FEMININA NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS AFRICANOS RAINHA NZINGA, DE SÉRGIO GRACIANO" "resumo" => "O estado de Mato Grosso tem como base histórica de formação os povos originários e os remanescentes escravizados, para exploração de mão de obra na construção do estado no período orifero, nesse contexto torna-se necessário debater e fortalecer a importância das literaturas africanas e indigenas no contextyo escolar. Em 2023, a Lei 10.639/03 comemorará vinte anos de vigência e ainda há muito em que devemos avançar, a criação da lei 11.645/2018 altera e amplia a obrigatoriedade do ensino da história e da literatura afro-brasileira e indígena nos espaços escolares. Nesse artigo vamos apontar como a liderança feminina sempre esteve presente na luta de resistência, no período da colonização brutal, exercida pelos países do continente europeu sobre os territórios africanos e refletir sobre a força e a resistência feminina a partir do filme Rainha Nzinga, do realizador Sergio Graciano. O filme aborda a história de uma mulher guerreira, que rompe com regimepatriarcal e desempenha um reinado de muito poder e conquistas, com a morte do pai se torna rainha, assim chamada de rainha Nzinga. Nos limites entre a narrativa ficcional e a história vamos apontar como o filme apresenta os feitos de Nzinga. Este texto é o trabalho reflexivo sobre a importância do ensino das literaturas africanas de língua portuguesa na educação básica e a situação das mulheres. Por fim, sermulher em qualquer época e exercer o poder é um grande desafio, os exemplos de luta e resistência deixados pela Rainha Nzinga fortalece os movimentos feministas mundial, principalmente do feminismo negro, que a tem como fonte de inspiração de força e poder." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11074_TB1456_20092022114000.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCINEIDE CATARINA MACIEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOCINEIDE" "autor_email" => "jocineide.souza@edu.mt.go" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }