A questões ambientais estão cada vez mais em evidência diante de um mundo tão degradado sendo necessário o uso de instrumentos que possibilitem o desenvolvimento de uma visão crítica acerca da sociedade e ambiente que o cerca. Desta forma desenvolveu-se uma proposta de utilização da fotografia como instrumento de educação ambiental, realizada em espaço nãoformal de ensino, possibilitando ao estudante apresentar o meio ambiente sob seu olhar. E assim, desenvolver o senso crítico sobre as questões ambientais do meio ambiente em que este está inserido, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio das escolas públicas do munícipio de Marechal Deodoro – AL. Para tanto, a ideia central fora incorporada a uma das modalidades do Projeto Feira de Ciências Ambientais, realizada com recurso do CNPq e da ProexIFAL, sendo a fotografia uma das modalidades apresentadas na Feira de Ciências. As fotografias enviadas pelos estudantes foram avaliadas em duas etapas, a primeira eliminatória e a segunda classificatória. As vinte e quatro fotografias finalistas na etapa classificatória foram apresentadas na Feira de Ciências Ambientais. Como resultado, observou-se que a maioria dos estudantes buscou enaltecer as belezas naturais de suas comunidades, mostrando que apesar de todos os problemas oriundos da falta de infraestrutura que os cercam não se sobressaem aos elementos naturais que transformam seus ambientes em locais de aconchego e paz. Além disso as fotografias também possibilitaram a visão crítica dos estudantes e dos visitantes que prestigiaram a Feira de Ciências sobre a necessidade de preservação desses espaços para a comunidade atual e as futuras gerações, indo de encontro ao conceito de desenvolvimento sustentável.