Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO ABP PARA RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS PRÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90770
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4526
    "inscrito_id" => 16957
    "titulo" => "PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO ABP PARA RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS PRÁTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto de ensino interdisciplinar com foco na recuperação de conteúdos práticos laboratoriais na área de eletricidade, acionamentos e sensores em um curso técnico de automação industrial da rede federal de ensino. Após o retorno gradativo das aulas presenciais, alunos foram consultados sobre a viabilidade de um projeto que recuperasse conteúdos que durante as aulas remotas foram simulados computacionalmente. Sendo assim, o projeto foi elaborado e executado interdisciplinarizando conteúdos no intuito de promover uma aprendizagem significativa e de mão na massa. Este projeto teve como foco a formação técnica em automação industrial, mas também humana, explicitando a necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, atualmente denominadas de soft skills. Observou-se que no desenvolvimento com os alunos, o ensino em formato de projetos interdisciplinares possibilita uma aprendizagem mais significativa, além de potencializar o desenvolvimento das habilidades sociais. Ratificando o caráter qualitativo e interdisciplinar desta pesquisa, este projeto apresentou como diferencial o foco no desenvolvimento de competências técnicas laboratoriais e habilidades sociais em conjunto. Projetos de ensino, a partir das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em específico o ensino e a aprendizagem baseada em problemas (ABP), promovem maior significado aos conteúdos aprendidos e potencializam o desenvolvimento das competências interpessoais. Ao final do projeto os alunos foram consultados através de formulários sobre a satisfação com o projeto e sobre quais temáticas seriam importantes ainda recuperar em um contexto pós-pandemia. Iniciativas complementares ao ensino, juntamente com metodologias modernas, contribuem para uma comunicação assertiva com os alunos e uma maior contextualização dos assuntos a serem trabalhados, evitando uma aprendizagem puramente mecânica e entediante. Este projeto poderá ser desenvolvido continuamente em outras temáticas, visando recuperação contínua e aperfeiçoamento de competências técnicas mas também de habilidades sociais, tanto dos alunos como dos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16957_TB4526_01122022231247.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FRANZ REICH MAGALHAES"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielfrmagalhaes@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90770
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4526
    "inscrito_id" => 16957
    "titulo" => "PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO ABP PARA RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS PRÁTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto de ensino interdisciplinar com foco na recuperação de conteúdos práticos laboratoriais na área de eletricidade, acionamentos e sensores em um curso técnico de automação industrial da rede federal de ensino. Após o retorno gradativo das aulas presenciais, alunos foram consultados sobre a viabilidade de um projeto que recuperasse conteúdos que durante as aulas remotas foram simulados computacionalmente. Sendo assim, o projeto foi elaborado e executado interdisciplinarizando conteúdos no intuito de promover uma aprendizagem significativa e de mão na massa. Este projeto teve como foco a formação técnica em automação industrial, mas também humana, explicitando a necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, atualmente denominadas de soft skills. Observou-se que no desenvolvimento com os alunos, o ensino em formato de projetos interdisciplinares possibilita uma aprendizagem mais significativa, além de potencializar o desenvolvimento das habilidades sociais. Ratificando o caráter qualitativo e interdisciplinar desta pesquisa, este projeto apresentou como diferencial o foco no desenvolvimento de competências técnicas laboratoriais e habilidades sociais em conjunto. Projetos de ensino, a partir das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em específico o ensino e a aprendizagem baseada em problemas (ABP), promovem maior significado aos conteúdos aprendidos e potencializam o desenvolvimento das competências interpessoais. Ao final do projeto os alunos foram consultados através de formulários sobre a satisfação com o projeto e sobre quais temáticas seriam importantes ainda recuperar em um contexto pós-pandemia. Iniciativas complementares ao ensino, juntamente com metodologias modernas, contribuem para uma comunicação assertiva com os alunos e uma maior contextualização dos assuntos a serem trabalhados, evitando uma aprendizagem puramente mecânica e entediante. Este projeto poderá ser desenvolvido continuamente em outras temáticas, visando recuperação contínua e aperfeiçoamento de competências técnicas mas também de habilidades sociais, tanto dos alunos como dos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16957_TB4526_01122022231247.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FRANZ REICH MAGALHAES"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielfrmagalhaes@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto de ensino interdisciplinar com foco na recuperação de conteúdos práticos laboratoriais na área de eletricidade, acionamentos e sensores em um curso técnico de automação industrial da rede federal de ensino. Após o retorno gradativo das aulas presenciais, alunos foram consultados sobre a viabilidade de um projeto que recuperasse conteúdos que durante as aulas remotas foram simulados computacionalmente. Sendo assim, o projeto foi elaborado e executado interdisciplinarizando conteúdos no intuito de promover uma aprendizagem significativa e de mão na massa. Este projeto teve como foco a formação técnica em automação industrial, mas também humana, explicitando a necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, atualmente denominadas de soft skills. Observou-se que no desenvolvimento com os alunos, o ensino em formato de projetos interdisciplinares possibilita uma aprendizagem mais significativa, além de potencializar o desenvolvimento das habilidades sociais. Ratificando o caráter qualitativo e interdisciplinar desta pesquisa, este projeto apresentou como diferencial o foco no desenvolvimento de competências técnicas laboratoriais e habilidades sociais em conjunto. Projetos de ensino, a partir das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em específico o ensino e a aprendizagem baseada em problemas (ABP), promovem maior significado aos conteúdos aprendidos e potencializam o desenvolvimento das competências interpessoais. Ao final do projeto os alunos foram consultados através de formulários sobre a satisfação com o projeto e sobre quais temáticas seriam importantes ainda recuperar em um contexto pós-pandemia. Iniciativas complementares ao ensino, juntamente com metodologias modernas, contribuem para uma comunicação assertiva com os alunos e uma maior contextualização dos assuntos a serem trabalhados, evitando uma aprendizagem puramente mecânica e entediante. Este projeto poderá ser desenvolvido continuamente em outras temáticas, visando recuperação contínua e aperfeiçoamento de competências técnicas mas também de habilidades sociais, tanto dos alunos como dos docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.