A LEI 10.639/2003 COMO PERSPECTIVA DE LUTA ANTIRRACISTA: “A CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR”
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90619 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4317 "inscrito_id" => 17136 "titulo" => "A LEI 10.639/2003 COMO PERSPECTIVA DE LUTA ANTIRRACISTA: “A CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR”" "resumo" => "Este trabalho resulta do projeto de ensino intitulado “A cultura Africana, Afro-Brasileira, Indígena no contexto escolar”. Desenvolvido em 2017 no campus Confresa do Instituto Federal de Mato. Evidenciando a Lei 10.639/2003, o objetivo do projeto resgatou a história, a cultura africana, afro-brasileira e indígena, para além da sala de aula. Tendo como finalidade desconstruir o mito da democracia racial, que nega a existência do racismo no Brasil. A metodologia desenvolvida consistiu em roda de conversas discutindo textos de teóricos como Munanga (2004), Nascimento (2017), Holanda (2009). Através das discussões encontramos formas para desconstruir o contexto pejorativo criado em torno da identidade e cultura africana, entre os/as estudantes participantes. Após a discussão dos textos iniciaram as atividades abertas para toda a comunidade escolar, coordenados por um/a servidor/a e um/a estudante. Dentre as atividades estavam curso de introdução ao desenho da cultura negra que ensinou como desenhar as características fenotípicas. A oficina de foto e vídeo dividiu-se em duas partes, a primeira trouxe filmes e documentários sob a perspectivas de fazê-los/as refletirem como o imaginário social é baseado no padrão eurocêntrico. Na oficina também ocorreram debates sobre o racismo epistêmico, adentrando na arte tivemos músicas, danças e a capoeira, e também a oficina de turbantes. A segunda parte da oficina consistiu em realçar a identidade negra das/os estudantes do campus então foram convidados/as estudantes negros/as e indígenas para serem fotografados/as, cujas fotos participaram do evento final. Por fim tivemos um grupo de estudos coordenado por uma estudante indígena, onde dialogamos a realidade nacional e local. Como resultado do projeto todas as atividades realizadas foram apresentadas na JENPEX, e ao evento concomitante Arte e Cultura, cuja mesa de abertura participaram um representante da etnia Kanella e um representante de um Quilombo na cidade de São Félix do Araguaia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17136_TB4317_01122022204506.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONY SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Simony Silva Ol" "autor_email" => "simonyoliveirases@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90619 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4317 "inscrito_id" => 17136 "titulo" => "A LEI 10.639/2003 COMO PERSPECTIVA DE LUTA ANTIRRACISTA: “A CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR”" "resumo" => "Este trabalho resulta do projeto de ensino intitulado “A cultura Africana, Afro-Brasileira, Indígena no contexto escolar”. Desenvolvido em 2017 no campus Confresa do Instituto Federal de Mato. Evidenciando a Lei 10.639/2003, o objetivo do projeto resgatou a história, a cultura africana, afro-brasileira e indígena, para além da sala de aula. Tendo como finalidade desconstruir o mito da democracia racial, que nega a existência do racismo no Brasil. A metodologia desenvolvida consistiu em roda de conversas discutindo textos de teóricos como Munanga (2004), Nascimento (2017), Holanda (2009). Através das discussões encontramos formas para desconstruir o contexto pejorativo criado em torno da identidade e cultura africana, entre os/as estudantes participantes. Após a discussão dos textos iniciaram as atividades abertas para toda a comunidade escolar, coordenados por um/a servidor/a e um/a estudante. Dentre as atividades estavam curso de introdução ao desenho da cultura negra que ensinou como desenhar as características fenotípicas. A oficina de foto e vídeo dividiu-se em duas partes, a primeira trouxe filmes e documentários sob a perspectivas de fazê-los/as refletirem como o imaginário social é baseado no padrão eurocêntrico. Na oficina também ocorreram debates sobre o racismo epistêmico, adentrando na arte tivemos músicas, danças e a capoeira, e também a oficina de turbantes. A segunda parte da oficina consistiu em realçar a identidade negra das/os estudantes do campus então foram convidados/as estudantes negros/as e indígenas para serem fotografados/as, cujas fotos participaram do evento final. Por fim tivemos um grupo de estudos coordenado por uma estudante indígena, onde dialogamos a realidade nacional e local. Como resultado do projeto todas as atividades realizadas foram apresentadas na JENPEX, e ao evento concomitante Arte e Cultura, cuja mesa de abertura participaram um representante da etnia Kanella e um representante de um Quilombo na cidade de São Félix do Araguaia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17136_TB4317_01122022204506.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONY SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Simony Silva Ol" "autor_email" => "simonyoliveirases@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }