Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SAÚDE MENTAL E PRESSÃO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
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Os resultados apontam que os participantes atribuem maior importância aos seus resultados acadêmicos que às suas emoções (67%). Nessa busca por resultados, 91% sentem-se pressionados pelos pais e 60,9% disseram que essa pressão vem dos professores, sinalizando que já se sentiram sobrecarregados (85%) pela pressão em se sair bem em testes e vestibular. Verificou-se que 92% dos adolescentes consideram-se ansiosos e a maioria considera seu nível de ansiedade moderado (42,7%). Mesmo com os números alarmantes, 71% garantiram que em suas escolas não havia assistência aos alunos ansiosos. Diante do exposto, é indubitável que intervenções para combater esse cenário assustador são cada vez mais necessárias, tanto para reverter esse quadro como para prevenir que siga sendo uma realidade para muitos estudantes.Antes mesmo da pandemia do COVID-19 a OMS já apontava uma alarmante estatística de que um em cada cinco adolescentes enfrentava problemas de saúde mental. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Antes mesmo da pandemia do COVID-19 a OMS já apontava uma alarmante estatística de que um em cada cinco adolescentes enfrentava problemas de saúde mental. Com os eventos ocorridos e protocolos necessários em virtude da pandemia, essa realidade se intensificou. Somadas à essas questões, a pressão exercida pelo ambiente escolar e familiar sobre os alunos, focando resultados em vestibulares e testes em geral, tem igualmente afetado sua saúde psicológica, desencadeando ansiedade e estresse excessivo e, consequentemente, afetando o rendimento acadêmico. Assim, objetivou-se investigar como os adolescentes têm vivenciado o contexto do Ensino Médio e como isso tem impactado sua saúde mental. Participaram 115 adolescentes jovens entre 15 e 21 anos (M = 16,39; DP = 0,921), sendo a maioria do sexo feminino (68,8%), que responderam um questionário on-line contento perguntas acerca de suas vivências no Ensino Médio, Ansiedade e Pressão acerca do desempenho em testes/vestibular. Os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas (frequências absolutas e relativas), bem como foram utilizados recursos da nuvem de palavras. Os resultados apontam que os participantes atribuem maior importância aos seus resultados acadêmicos que às suas emoções (67%). Nessa busca por resultados, 91% sentem-se pressionados pelos pais e 60,9% disseram que essa pressão vem dos professores, sinalizando que já se sentiram sobrecarregados (85%) pela pressão em se sair bem em testes e vestibular. Verificou-se que 92% dos adolescentes consideram-se ansiosos e a maioria considera seu nível de ansiedade moderado (42,7%). Mesmo com os números alarmantes, 71% garantiram que em suas escolas não havia assistência aos alunos ansiosos. Diante do exposto, é indubitável que intervenções para combater esse cenário assustador são cada vez mais necessárias, tanto para reverter esse quadro como para prevenir que siga sendo uma realidade para muitos estudantes.

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