O presente trabalho objetiva apresentar as relações existentes entre histórias orais, a identidade cultural e como esses entrelaçamentos podem corroborar com o processo de formação de professores que trabalham com os alunos da comunidade lócus desta pesquisa. A metodologia é qualitativa, cujo método aproxima-se da pesquisa-ação, na qual, trazemos um relato de como foram desenvolvidas as ações e a discussão dos dados que se baseia na análise interpretativa. O embasamento teórico foi realizado a partir dos seguintes autores: Meihy & Holanda (2020), Freire (2021), Rodrigues (2021), Marcuschi, (2000), Abramovich (1998), dentre outros. As histórias orais estão presentes na vida humana desde dos tempos mais primitivos e são transmitidas de uma geração à outra através da oralidade. Elas povoam o imaginário popular e contribuem com a construção da identidade cultural de crianças e jovens. Portanto, nada mais importante do que levar docentes a mergulharem nesse mundo de possibilidades culturais, uma vez que eles estão diretamente ligados ao processo de formação acadêmica e social dos discentes da comunidade investigada.