Este trabalho objetiva discutir sobre o Ensino médio a partir das falas dos alunos de licenciatura em Física e Matemática do Centro de Educação e Saúde – CES- UFCG, com o intuito de compreender o que pensam sobre o Ensino médio e como representam esta etapa da Educação básica. O olhar para o Ensino médio vem a partir de um contexto de reformulação curricular sobre esta etapa a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino médio a partir do ano de 2017. Mudança esta que implica em uma redefinição do papel do Ensino médio no contexto da Educação básica e possivelmente na configuração de sua identidade, o que torna ainda mais relevante tal discussão. A pesquisa, portanto, se caracteriza como descritivo analítica de abordagem qualitativa. Como fundamentos metodológicos utilizamos a Técnica de Análise Categorial Temática de Bardin. Os participantes foram os estudantes da licenciatura em Física e Matemática do CES - UFCG. Como alguns dos resultados, apontamos que os principais elementos que aparecem nas falas dos estudantes sobre o Ensino médio traduzem as funções clássicas desta etapa, propedêutica e profissionalizante e reforçam a dualidade do Ensino médio, o que demonstra que a identidade desta etapa não está tão clara para os estudantes.