O ENSINO MÉDIO NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE FÍSICA E MATEMÁTICA DO CES - UFCG
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89104 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2290 "inscrito_id" => 12332 "titulo" => "O ENSINO MÉDIO NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE FÍSICA E MATEMÁTICA DO CES - UFCG" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir sobre o Ensino médio a partir das falas dos alunos de licenciatura em Física e Matemática do Centro de Educação e Saúde – CES- UFCG, com o intuito de compreender o que pensam sobre o Ensino médio e como representam esta etapa da Educação básica. O olhar para o Ensino médio vem a partir de um contexto de reformulação curricular sobre esta etapa a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino médio a partir do ano de 2017. Mudança esta que implica em uma redefinição do papel do Ensino médio no contexto da Educação básica e possivelmente na configuração de sua identidade, o que torna ainda mais relevante tal discussão. A pesquisa, portanto, se caracteriza como descritivo analítica de abordagem qualitativa. Como fundamentos metodológicos utilizamos a Técnica de Análise Categorial Temática de Bardin. Os participantes foram os estudantes da licenciatura em Física e Matemática do CES - UFCG. Como alguns dos resultados, apontamos que os principais elementos que aparecem nas falas dos estudantes sobre o Ensino médio traduzem as funções clássicas desta etapa, propedêutica e profissionalizante e reforçam a dualidade do Ensino médio, o que demonstra que a identidade desta etapa não está tão clara para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12332_TB2290_28072022143244.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICK EMANUEL TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICK" "autor_email" => "erickemanuel2021@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89104 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2290 "inscrito_id" => 12332 "titulo" => "O ENSINO MÉDIO NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE FÍSICA E MATEMÁTICA DO CES - UFCG" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir sobre o Ensino médio a partir das falas dos alunos de licenciatura em Física e Matemática do Centro de Educação e Saúde – CES- UFCG, com o intuito de compreender o que pensam sobre o Ensino médio e como representam esta etapa da Educação básica. O olhar para o Ensino médio vem a partir de um contexto de reformulação curricular sobre esta etapa a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino médio a partir do ano de 2017. Mudança esta que implica em uma redefinição do papel do Ensino médio no contexto da Educação básica e possivelmente na configuração de sua identidade, o que torna ainda mais relevante tal discussão. A pesquisa, portanto, se caracteriza como descritivo analítica de abordagem qualitativa. Como fundamentos metodológicos utilizamos a Técnica de Análise Categorial Temática de Bardin. Os participantes foram os estudantes da licenciatura em Física e Matemática do CES - UFCG. Como alguns dos resultados, apontamos que os principais elementos que aparecem nas falas dos estudantes sobre o Ensino médio traduzem as funções clássicas desta etapa, propedêutica e profissionalizante e reforçam a dualidade do Ensino médio, o que demonstra que a identidade desta etapa não está tão clara para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12332_TB2290_28072022143244.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICK EMANUEL TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICK" "autor_email" => "erickemanuel2021@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }