Atualmente, a literatura na escola não é só vista como entretenimento nem tampouco visando o preenchimento de um questionário sobre determinada obra direcionada pelo(a) professor(a). Ler uma obra literária nos possibilita o despertar do pensamento crítico-reflexivo e viabiliza o letra-mento literário do estudante enquanto sujeito atuante em um mundo com tantas diversidades culturais. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o papel da biblioteca escolar não apenas nos processos de organização dos livros circulantes, como também no letramento e na formação do aluno enquanto sujeito cultural e produtor de saberes. Nesse sentido, este trabalho relata uma experiência que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes. Para tanto, abordaremos alguns referenciais teóricos que ratificam as nossas discussões e explanaremos algumas possíveis atuações da biblioteca na escola dentro da comunidade escolar e a função social da qual a literatura pode se revestir, uma vez que estimula a produção de saberes aos estudantes, bem como novas práticas sociais e discursivas. Diante dos resultados obtidos, conclui que a biblioteca escolar se caracteriza como um lócus de desenvolvimento cultural e que a literatura é uma prática pedagógica significativa de fomento ao letramento literário e produção de saberes culturais.