Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DOS TEMAS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90899
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4730
    "inscrito_id" => 18076
    "titulo" => "O ENSINO DOS TEMAS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A teoria evolutiva é elemento estruturador do ensino de biologia pela qual todas as demais teorias, leis e conceitos podem ser explicados e compreendidos. Porém, o ensino das teorias evolutivas tem sido apresentado de modo isolado dos demais temas das ciências biológicas, focando em uma apropriação errônea da história e filosofia das ciências e sem o devido preparo docente para criar e ofertar aos estudantes possibilidades de realizarem contextualizações com os fenômenos do cotidiano e os estudos sobre evolução das espécies realizados nas aulas. Para Bizzo e El-Hani (2009), Bizzo (1991), Carneiro (2004), Mianutti e Bastos (2011) é importante que prática docente esteja atenta às possibilidades de integração temática de modo a discutir, dentro do currículo, conteúdos da Ecologia, Zoologia, Biologia da Conservação, Microbiologia, Imunologia a partir da evolução das espécies. Porém, o livro didático permanece como um dos principais norteadores das ações de ensino, e em alguns contextos, o único. Esta pesquisa emergiu a partir da pergunta: de que modo os temas da evolução das espécies têm sido apresentados nos livros didáticos de Biologia, para o ensino médio? Em adição, tal recurso, aponta situações de contextualização? Introduz a HFC como meio para discutir a natureza do conhecimento científico? Oportuniza discussões estruturadas a partir das teorias evolutivas? Assim, o objetivo principal consistiu em elaborar um instrumento de análise para livros didáticos de biologia, para o tema evolução das espécies. A metodologia consistiu no primeiro momento, em realizar um levantamento bibliográfico sobre o ensino dos temas da evolução em atas de eventos e no segundo, na elaboração de uma ficha para uso dos docentes e licenciandos como guia qualitativo para análise dos livros didáticos usados na sala de aula. Como resultado, emergiu uma ficha com categorias norteadoras para o ensino de biologia e que pode ser adaptada para outras temáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18076_TB4730_05122022215927.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIEL DE ALMEIDA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIEL"
    "autor_email" => "adrielvk@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90899
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4730
    "inscrito_id" => 18076
    "titulo" => "O ENSINO DOS TEMAS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A teoria evolutiva é elemento estruturador do ensino de biologia pela qual todas as demais teorias, leis e conceitos podem ser explicados e compreendidos. Porém, o ensino das teorias evolutivas tem sido apresentado de modo isolado dos demais temas das ciências biológicas, focando em uma apropriação errônea da história e filosofia das ciências e sem o devido preparo docente para criar e ofertar aos estudantes possibilidades de realizarem contextualizações com os fenômenos do cotidiano e os estudos sobre evolução das espécies realizados nas aulas. Para Bizzo e El-Hani (2009), Bizzo (1991), Carneiro (2004), Mianutti e Bastos (2011) é importante que prática docente esteja atenta às possibilidades de integração temática de modo a discutir, dentro do currículo, conteúdos da Ecologia, Zoologia, Biologia da Conservação, Microbiologia, Imunologia a partir da evolução das espécies. Porém, o livro didático permanece como um dos principais norteadores das ações de ensino, e em alguns contextos, o único. Esta pesquisa emergiu a partir da pergunta: de que modo os temas da evolução das espécies têm sido apresentados nos livros didáticos de Biologia, para o ensino médio? Em adição, tal recurso, aponta situações de contextualização? Introduz a HFC como meio para discutir a natureza do conhecimento científico? Oportuniza discussões estruturadas a partir das teorias evolutivas? Assim, o objetivo principal consistiu em elaborar um instrumento de análise para livros didáticos de biologia, para o tema evolução das espécies. A metodologia consistiu no primeiro momento, em realizar um levantamento bibliográfico sobre o ensino dos temas da evolução em atas de eventos e no segundo, na elaboração de uma ficha para uso dos docentes e licenciandos como guia qualitativo para análise dos livros didáticos usados na sala de aula. Como resultado, emergiu uma ficha com categorias norteadoras para o ensino de biologia e que pode ser adaptada para outras temáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18076_TB4730_05122022215927.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIEL DE ALMEIDA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIEL"
    "autor_email" => "adrielvk@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A teoria evolutiva é elemento estruturador do ensino de biologia pela qual todas as demais teorias, leis e conceitos podem ser explicados e compreendidos. Porém, o ensino das teorias evolutivas tem sido apresentado de modo isolado dos demais temas das ciências biológicas, focando em uma apropriação errônea da história e filosofia das ciências e sem o devido preparo docente para criar e ofertar aos estudantes possibilidades de realizarem contextualizações com os fenômenos do cotidiano e os estudos sobre evolução das espécies realizados nas aulas. Para Bizzo e El-Hani (2009), Bizzo (1991), Carneiro (2004), Mianutti e Bastos (2011) é importante que prática docente esteja atenta às possibilidades de integração temática de modo a discutir, dentro do currículo, conteúdos da Ecologia, Zoologia, Biologia da Conservação, Microbiologia, Imunologia a partir da evolução das espécies. Porém, o livro didático permanece como um dos principais norteadores das ações de ensino, e em alguns contextos, o único. Esta pesquisa emergiu a partir da pergunta: de que modo os temas da evolução das espécies têm sido apresentados nos livros didáticos de Biologia, para o ensino médio? Em adição, tal recurso, aponta situações de contextualização? Introduz a HFC como meio para discutir a natureza do conhecimento científico? Oportuniza discussões estruturadas a partir das teorias evolutivas? Assim, o objetivo principal consistiu em elaborar um instrumento de análise para livros didáticos de biologia, para o tema evolução das espécies. A metodologia consistiu no primeiro momento, em realizar um levantamento bibliográfico sobre o ensino dos temas da evolução em atas de eventos e no segundo, na elaboração de uma ficha para uso dos docentes e licenciandos como guia qualitativo para análise dos livros didáticos usados na sala de aula. Como resultado, emergiu uma ficha com categorias norteadoras para o ensino de biologia e que pode ser adaptada para outras temáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.