PROJETO DE LETRAMENTO NA REDE CUCA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CULTURA SURDA EM TEMPO-ESPAÇO PANDÊMICO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89492 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2788 "inscrito_id" => 12294 "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO NA REDE CUCA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CULTURA SURDA EM TEMPO-ESPAÇO PANDÊMICO." "resumo" => "A Rede Cuca, situada na capital cearense, projeta-se socialmente preconizando sempre oportunizar aos jovens periféricos condições para uma integralização e ascensão sócio-político-cultural e também educacional. As múltiplas atividades desenvolvidas nessa rede não se restringem aos jovens enquanto aprendentes, mas abrangem o nicho de funcionárias(os) lotados também naquela instituição. Enquanto agência promotora de letramento, são ofertados cursos tidos como de capacitação visando responder às exigências sociais condicionadas pelo público transeunte. Percebendo-se que surdos usuários de Libras passaram a usufruir daquele espaço, a gestão vigente tendo como escopo promover um diálogo equitativo, apensou ao projeto Reconhecer e Mudar (Recognize and Change) a temática Cultura Surda (LADD, 2003). Tal iniciativa ocorreu em tempo-espaço (BAKHTIN ,2018) pandêmico no ano de 2021. Através de uma transposição de experiências pessoais em direção a uma publicização, recorreu-se a intentos metodológicos que se perfazem de abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo (SEVERINO, 2007; PRODANOV , FREITAS 2013), sendo enroupados por narrativas pessoais (GROLLMUS; TARRÉS, 2015) . Ademais, optou-se pelo uso do printscreen possibilitando, desta feita, o registro das diversas manifestações da linguagem presentificadas neste projeto de letramento – os textos , bem como as escrituras em cada etapa do projeto subsidiaram as análises que se situam no campo dos gêneros discursivos (BAKHTIN,2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12294_TB2788_04122022225726.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL BRUNO CARIOCA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO CARIOCA" "autor_email" => "bruno.carioca@ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89492 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2788 "inscrito_id" => 12294 "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO NA REDE CUCA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CULTURA SURDA EM TEMPO-ESPAÇO PANDÊMICO." "resumo" => "A Rede Cuca, situada na capital cearense, projeta-se socialmente preconizando sempre oportunizar aos jovens periféricos condições para uma integralização e ascensão sócio-político-cultural e também educacional. As múltiplas atividades desenvolvidas nessa rede não se restringem aos jovens enquanto aprendentes, mas abrangem o nicho de funcionárias(os) lotados também naquela instituição. Enquanto agência promotora de letramento, são ofertados cursos tidos como de capacitação visando responder às exigências sociais condicionadas pelo público transeunte. Percebendo-se que surdos usuários de Libras passaram a usufruir daquele espaço, a gestão vigente tendo como escopo promover um diálogo equitativo, apensou ao projeto Reconhecer e Mudar (Recognize and Change) a temática Cultura Surda (LADD, 2003). Tal iniciativa ocorreu em tempo-espaço (BAKHTIN ,2018) pandêmico no ano de 2021. Através de uma transposição de experiências pessoais em direção a uma publicização, recorreu-se a intentos metodológicos que se perfazem de abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo (SEVERINO, 2007; PRODANOV , FREITAS 2013), sendo enroupados por narrativas pessoais (GROLLMUS; TARRÉS, 2015) . Ademais, optou-se pelo uso do printscreen possibilitando, desta feita, o registro das diversas manifestações da linguagem presentificadas neste projeto de letramento – os textos , bem como as escrituras em cada etapa do projeto subsidiaram as análises que se situam no campo dos gêneros discursivos (BAKHTIN,2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12294_TB2788_04122022225726.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL BRUNO CARIOCA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO CARIOCA" "autor_email" => "bruno.carioca@ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }